Prefeitura Municipal de Itapipoca

Prefeito João Barroso abre os trabalhos do Projeto Orla da Praia da Baleia

18/04/2017

Com o intuito de levar ao conhecimento do público de Itapipoca, em especial, aos moradores da Praia da Baleia o que é o gerenciamento costeiro e identificar seus problemas, causas e impactos do desordenamento do uso e ocupação dos espaços é o objetivo da elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI). Sua finalidade é dar início à elaboração de um plano de ordenamento da orla, construído de forma participativa e integrada, envolvendo a sociedade e o poder público. Entre as questões a serem destacadas nas oficinas estão: legislação, atributos e fragilidades naturais, problemas decorrentes da falta de ordenamento, potencialidades socioeconômicas e culturais da região. O resultado deste encontro será um diagnóstico detalhado da orla, no qual serão identificadas as características de cada trecho conforme sua peculiaridade, bem como as diretrizes a serem implementadas a curto, médio e longo prazo.

A abertura do encontro foi oficializada pelo prefeito de Itapipoca João Ribeiro Barroso, na manhã desta segunda-feira,(17.04) e se estenderá até sexta-feira, (21.04). 

Em pronunciamento, o prefeito João Barroso destacou que,“as ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos e sobre isso somos de acordo. Pois o que queremos é uma Baleia organizada ambientalmente no intuito de oferecer uma melhor infraestrutura e trazer grandes investidores para desenvolver e gerar riquezas em nosso município”.  Pontuou. 

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Itapipoca através do Instituto Municipal de Meio Ambiente tendo à frente o secretário Cândido Neto que é responsável pela coordenação do Projeto Orla da Praia da Baleia,secretários municipais,  representantes governamentais, entre eles,Socorro Nascimento da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Amábile Sobrinha da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, Socorro Laudênia e Ayrton Mota da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) eSérgio Rocha  da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos –Funceme, além de  representantes de Associações Comunitárias de Baleia, Maceió e Marinheiros, Associações de Pescadores do Distrito de Baleia, empresários do Trade do Turismo, lideranças políticas, Associações de Bordadeiras, Agricultores, professores, alunos e a comunidade local. O Projeto Orla é uma iniciativa que articula as políticas patrimoniais, urbanísticas e socioambientais, visando orientar quanto ao uso dos recursos naturais existentes nas orlas marítimas, associadas ao desenvolvimento sustentável.O Projeto é uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de sua Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no âmbito da sua Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MP), além da SEMACE e SEMAM e coordenada pela Prefeitura Municipal de Itapipoca através do Instituto de Meio Ambiente de Itapipoca – IMMI. Suas ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.


*Por Eldem Martins


Prefeitura Municipal de Itapipoca - Cidadania e Desenvolvimento

Coordenadoria de Eventos e Comunicação

Secretaria de Governo e Articulação

Instituto Municipal Do Meio Ambiente

Email:

comunicacao.eventos@itapipoca.ce.gov.br

(88) 3631-5950 Ramais: 1022, 1147 e 1188

#Segov #PMI #CoordEventosCom #CidadaniaDesenvolvimento #IMMI

OUTRAS NOTICIAS

Prefeitura Resolve abrir avenida que vai beneficiar novo bairro
I Encontro de Equipes Gestoras municipais de Educação de 2017
Prefeitura realiza Carnaval 2017 na praia da Baleia e região serrana
Preparação final do Estadio para vistoria dos Bombeiros
Primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Itapipoca discutiu as necessidades da saúde pública da nossa cidade
Prefeitura trabalha em conjunto com outras instituições
Prefeitura lança campanha de combate e captura ao Aedes Aegypti
Dia Internacional da Mulher comemorado pela prefeitura de Itapipoca
Nova Avenida em Itapipoca está em ritmo acelerado
Reparos estão sendo feitos na cidade para conter danos das chuvas
Prefeitura de Itapipoca recebe visita do BNB para discutir ações de crescimento
Capacitação agiliza melhor o atendimento na UPA e PSFs de Itapipoca
Nova FanPage Oficial da Prefeitura de Itapipoca será lançada
Secretário Alex recebe comissão do Trilhão das Flores
CONVITE
Prefeito João Barroso se reúne com Governador, e trata de projetos futuros para nossa Cidade.
Prefeitura debate ações para fomentar o turismo em Itapipoca
Prefeitura de Itapipoca busca organizar e fortalecer Associações
Primeira Dama Edna Pinheiro visita obras do Restaurante Popular
CONVITE
Prefeito: João Ribeiro Barroso Endereço: R. Inocêncio Braga,
301 Itapipoca - CE, 62500-000

Av. Monsenhor Tabosa, 3027
Bairro Julho
Ceará
62500-000
comunicacao.eventos@itapipoca.ce.gov.br
Tel: (88) 3631-5950
Parque de Exposições
Cadastre-se e receba novidades!