Prefeitura Municipal de Itapipoca

InConto Marcado realiza oficina e show de arte em Itapipoca

03/05/2017

O Ginásio Poliesportivo do Centro Educacional Maria Magalhães Viana de Azevedo em Itapipoca, recebeu na quarta e quinta-feira, (26 e 27.04),cerca de 1.500 crianças da Educação Infantil IV e V para o Espetáculo InConto Marcado, nas duas sessões. Foram apresentados duas peças dos contos da literatura brasileira: ‘Fio após Fio’, sobre a história de duas fadas bordadeiras e a comédia ‘Brejo das Flores’, que narra a história de um 'certo menino mágico' e seus amigos, que resolveram brincar de circo.

Na quarta -feira (26.04), cerca de 60 professores e agentes de leitura da rede pública de ensino participaram da Oficina de teatro, com ênfase na contação de histórias e incentivo à leitura. Com duração de 3 horas/aula, na oficina são utilizados recursos da linguagem literária e técnicas de artes cênicas/contação de histórias. Os professores receberam certificado de participação.

O vice-prefeito de Itapipoca, Edísio Pacheco, e o secretário de educação, Paulo Henrique Barroso, estavam acompanhados dos secretários Fábio Pires (Cultura e Turismo), Pedro Teixeira (Governo e Articulação), do presidente da Câmara, Gustavo Barroso, e os vereadores Zé Marques e Manoel Armando também prestigiaram o momento cultural. 


HISTÓRICO

Em 2010, o InConto Marcado foi vencedor do Prêmio Funarte de Circulação Literária, por meio do qual foi apresentado no ano seguinte em sete cidades, sendo três do Ceará e quatro de Tocantins. Contemplado pelos VI, VII e VIII Editais do Mecenas das Artes do Ceará, desde 2015 viaja pelo estado com o projeto e até abril de 2017 terá levado oficinas e espetáculos a estudantes e professores de mais 15 cidades cearenses, sempre com o apoio institucional e logístico das Secretarias Municipais da Cultura e Educação de cada município. Desde sua estreia em 2011 até o final desta edição em abril de 2017, o InConto Marcado terá passado por 22 cidades e alcançado público superior a 26 mil pessoas.

O ESPETÁCULO

Daniele Rodrigues, Solange Teixeira e Matu Miranda interpretam personagens dos contos, mesclando a linguagem da literatura, do teatro e da contação de histórias, a forma mais antiga e sempre atual de aprendizagem humana. Fio após Fio narra a história de duas Fadas bordadeiras e irmãs, Nemésia e Gloxínia. Brejo das Flores é um conto repleto de singeleza e alegria que narra a história de um “certo menino mágico” e seus amigos, que resolveram brincar de circo no Brejo das Flores.

Com uma hora de duração, o espetáculo é rico de elementos cênicos e principalmente de conteúdo. Apresenta dois contos de forma bastante distinta um do outro, instigando e surpreendendo o espectador. O primeiro é clássico, misterioso, imponente, reflexivo. O segundo é colorido, alegre, vivaz, interativo. Os cenários, figurinos, adereços, trilha sonora e estilo da interpretação evidenciam todas essas diferenças de forma a revelar as múltiplas possibilidades do ato de “contar histórias”. Cenários, figurinos e adereços foram criados pelo artista plástico Marcelo Santiago. Ilustrações de Rosana Mapurunga.Enfim, um grande espetáculo para uma plateia magnífica.

*Por Eldem Martins

Prefeitura Municipal de Itapipoca - Cidadania e Desenvolvimento

Coordenadoria de Eventos e Comunicação

Secretaria de Governo e Articulação

Secretaria de Educação Básica

Email:

comunicacao.eventos@itapipoca.ce.gov.br

(88) 3631-5950 Ramais: 1022, 1147 e 1188

#Segov #PMI  #CoordEventosCom #CidadaniaDesenvolvimento #SEB


OUTRAS NOTICIAS

Prefeitura Resolve abrir avenida que vai beneficiar novo bairro
I Encontro de Equipes Gestoras municipais de Educação de 2017
Prefeitura realiza Carnaval 2017 na praia da Baleia e região serrana
Preparação final do Estadio para vistoria dos Bombeiros
Primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Itapipoca discutiu as necessidades da saúde pública da nossa cidade
Prefeitura trabalha em conjunto com outras instituições
Prefeitura lança campanha de combate e captura ao Aedes Aegypti
Dia Internacional da Mulher comemorado pela prefeitura de Itapipoca
Nova Avenida em Itapipoca está em ritmo acelerado
Reparos estão sendo feitos na cidade para conter danos das chuvas
Prefeitura de Itapipoca recebe visita do BNB para discutir ações de crescimento
Capacitação agiliza melhor o atendimento na UPA e PSFs de Itapipoca
Nova FanPage Oficial da Prefeitura de Itapipoca será lançada
Secretário Alex recebe comissão do Trilhão das Flores
CONVITE
Prefeito João Barroso se reúne com Governador, e trata de projetos futuros para nossa Cidade.
Prefeitura debate ações para fomentar o turismo em Itapipoca
Prefeitura de Itapipoca busca organizar e fortalecer Associações
Primeira Dama Edna Pinheiro visita obras do Restaurante Popular
CONVITE
Prefeito: João Ribeiro Barroso Endereço: R. Inocêncio Braga,
301 Itapipoca - CE, 62500-000

Av. Monsenhor Tabosa, 3027
Bairro Julho
Ceará
62500-000
comunicacao.eventos@itapipoca.ce.gov.br
Tel: (88) 3631-5950
Parque de Exposições
Cadastre-se e receba novidades!