Prefeitura Municipal de Itapipoca

Itapipoquenses aplaudem presença do Exército Brasileiro

11/06/2017

 A 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, em nossa cidade, entre os dias 06 a 09 de junho a Operação Itapipoca. A ação das Forças Armadas é um exercício de preparação das tropas da Guarnição de Fortaleza para atuar em operações da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em ações episódicas de segurança pública em todo território nacional.

A atividade deste ano contou com um efetivo de 720 militares e consistiu, basicamente, em simular, nas ruas da cidade de Itapipoca, situações que a tropa vai encontrar em operações de GLO.
É o caso do policiamento ostensivo, de operações de busca e apreensão, defesa de pontos sensíveis, segurança de autoridades, controle de distúrbios, emprego de postos de bloqueio e controle de vias urbanas e rurais, patrulhamento aeromóvel e resgate de feridos.

Após essa preparação na Operação Itapipoca, a tropa está em condições de atuar de forma eficaz nas diversas missões de GLO do Exército Brasileiro. 
Dentro da programação, a 10ª RM e a Prefeitura promoveram  a Ação Cívico Social - ACISO, oferecendo uma série de serviços à população de Itapipoca, entre os quais, consultas médicas e odontológicas, avaliação física, aferição da pressão arterial e glicemia, realização de testes de HIV e sífilis, emissão do cartão do SUS e RG, Alistamento Militar, consulta Jurídica, vacinação, salão de beleza, aula de zumba, palestras, informações sobre Serviço Militar, entre outros.
Na Base (Parque de Exposições) foi oferecido um almoço para as autoridades municipais. Após cumprimentar o prefeito João Barroso, o Comandante da 10ª Região Militar General de Divisão EB, Estevam Cals 
T
heophilo Gaspar de Oliveira, detalhou as característica da Operação Itapipoca destacando sua importância para o aprendizado dos novos militares e para a segurança pública brasileira. 

O General agradeceu ao prefeito João Barroso o apoio que a prefeitura Municipal ofereceu ao Exército Brasileiro através de suas secretarias, tanto na parte das instalações da Base (Parque de Exposições CEL. Hildeberto Barroso) como nas ações do ACISO – Ação Cívico Social, onde foram atendidas cerca de 2,5 mil pessoas. O Comandante da 10ª Militar justificou também alguns transtornos sofridos pela população. 

“Temos toda convicção de que se não fosse o apoio que o prefeito, juntamente com a população, nos deu, não teríamos tido esse sucesso. O Exército não vive de recompensa e não temos nenhuma gratificação material, o que recebemos foi o sorriso estampado no rosto de todas as pessoas com quem conversamos, e isso é muito gratificante para nossa tropa, pois estamos com o senso do dever cumprido”. Pontuou o General. 


Formatura e Desfile 


fim de tarde desta quinta-feira (8.6) foi diferente na Terra dos Três Climas, porque houve o desfile do Exército Brasileiro que esteve alocado na nossa cidade por conta da Operação Itapipoca. O desfile contou com a presença do Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão EB, Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o Comandante do Estado Maior da 10ª Região Miliar, CEL Leônidas, o itapipoquense e Comandante do 23º Batalhão de Caçadores da 10ª Região Militar, Tenente-Coronel José Abinoan de Sousa Filho, o comandante do Tiro de Guerra de Itapipoca, Sub Tenente Fransérgio, o prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso, autoridades municipais e a comunidade itapipoquense.

“A formatura e o desfile que aqui aconteceram, foram uma forma de agradecimento à Itapipoca pela receptividade que teve com nossos militares e por favorecer o andamento da Operação”, disse. “A Operação não tem prazo determinado para terminar e faz parte do plano de segurança desenvolvido pelo governo federal, sobretudo para garantir a Garantia da Lei e da Ordem em nosso país”, destacou o General. 

Em pronunciamento, o prefeito João Ribeiro Barroso agradeceu a presença do Exército Brasileiro em nossa cidade. Destacou a credibilidade das Forças Armadas junto à população, afirmou ainda que o percentual é relevante. "Sabe-se que pesquisas externas de diversos institutos indicam que a confiança das pessoas no Exército está entre 75% e 80%. Isso vem se mantendo há várias décadas, sem oscilações. Em 2016, foi eleita a instituição de maior credibilidade, estando à frente de instituições políticas e religiosas. 

Tudo isso é o fato do Exército tem uma corporação que prima pela disciplina, ordem, seriedade e pelo comprometimento com nossa nação.

Senhor Comandante, quero aqui externar e renovar os nossos laços de amizade e parcerias em nome do povo itapipoquense. Estaremos sempre dispostos a colaborar no que for preciso para o sucesso deste órgão que tem a cara do povo brasileiro e tão bem nos representa”.

Prefeitura Municipal de Itapipoca - Cidadania e Desenvolvimento

Coordenadoria de Eventos e Comunicação

Secretaria de Governo e Articulação

Email: comunicacao.eventos@itapipoca.ce.gov.br(88) 3631-5950 Ramais: 1022, 1147 e 1188

 #Segov #PMI #CoordEventosCom #CidadaniaDesenvolvimento

OUTRAS NOTICIAS

Prefeitura Resolve abrir avenida que vai beneficiar novo bairro
I Encontro de Equipes Gestoras municipais de Educação de 2017
Prefeitura realiza Carnaval 2017 na praia da Baleia e região serrana
Preparação final do Estadio para vistoria dos Bombeiros
Primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Itapipoca discutiu as necessidades da saúde pública da nossa cidade
Prefeitura trabalha em conjunto com outras instituições
Prefeitura lança campanha de combate e captura ao Aedes Aegypti
Dia Internacional da Mulher comemorado pela prefeitura de Itapipoca
Nova Avenida em Itapipoca está em ritmo acelerado
Reparos estão sendo feitos na cidade para conter danos das chuvas
Prefeitura de Itapipoca recebe visita do BNB para discutir ações de crescimento
Capacitação agiliza melhor o atendimento na UPA e PSFs de Itapipoca
Nova FanPage Oficial da Prefeitura de Itapipoca será lançada
Secretário Alex recebe comissão do Trilhão das Flores
CONVITE
Prefeito João Barroso se reúne com Governador, e trata de projetos futuros para nossa Cidade.
Prefeitura debate ações para fomentar o turismo em Itapipoca
Prefeitura de Itapipoca busca organizar e fortalecer Associações
Primeira Dama Edna Pinheiro visita obras do Restaurante Popular
CONVITE
Prefeito: João Ribeiro Barroso Endereço: R. Inocêncio Braga,
301 Itapipoca - CE, 62500-000

Av. Monsenhor Tabosa, 3027
Bairro Julho
Ceará
62500-000
comunicacao.eventos@itapipoca.ce.gov.br
Tel: (88) 3631-5950
Parque de Exposições
Cadastre-se e receba novidades!