Prefeitura Municipal de Itapipoca

PONTOS TURISTICOS

Biblioteca Pública Municpal

Conferida pela lei municipal nº 435/84 de 11 de outubro de 1984 e inaugurada em 31 de agosto de 1985. A biblioteca municipal possui um acervo bastante variado,com livros antigos como também edições de autores modernos e atuais. É equipada por mesas grandes, cadeiras, estantes, em uma sala espaçosa com ar refrigerado. Sua equipe é comandada por técnicos formados em biblioteconomia. É bastante freqüentada por estudantes e também pelos adoradores da leitura.

CASA ISAAC MARQUES DA SILVA

Construção de mais de cem anos, fachada com detalhes em relevo. Agregada à casa um pequeno comércio onde de vendiam tecidos, mercadorias e carnes, com prateleiras e balcão em alvenaria. Telhado com vigas em madeira e telhas em canal. Internamente se constitui em dez compartimentos, divididos em salas, alcovas, cozinha, sotão e banheiro.

CASA JOÃO AGRELA

Construção de 300 anos, possui degraus largos e altos para se chegar a porta de entrada. Fachada com três portas largas em madeira com detalhes em relevo. Telhado com vigas em madeira de bálsamo e telhas canal. É a casa mais antiga do distrito.

CASA NINGUEIRA BRAGA

Construída a mais de 200 anos. Casa de dois pisos, com paredes de tijolos, o primeiro possui cinco janelas com detalhes em relevo. A frente, porta única e duas janelas, na lateral direita oito deques que dão acesso a uma espécie de subsolo com quatro portas largas em madeira de lei.

Catedral Nossa Senhora das Mercês

Templo com adro circular à frente, contento à sua direita mastros para hasteamento de bandeiras, e ao centro, localizado à altura da porta principal um monumento comemorativo do 1º Congresso Eucarístico de Itapipoca, realizado de 20 a 24 de setembro de 1946, em comemoração ao 1º centenário de fundação da paróquia de Nossa Senhora das Mercês. Trata-se de uma estrutura em pedra e cimento armado, que ostenta ao alto o Senhor Jesus Cristo, com túnica e símbolo de Px, não estando na forma convencional de braços e pés crucificados. Esculpido à esquerda no próprio monumento, temos a fisionomia de Frei Cassiano de Camachio 1843-1897, o construtor da matriz. A direita, também esculpido no monumento a fisionomia do Monsenhor Antero José de Lima 1845-1824, o benfeitor de Itapipoca.

Dunas da Praia da Baleia

Correspondem à formação arenosas situadas próximo à linha de praia. Ocupa uma extensa área e é composta pelos seguintes tipos : dunas móveis , e semi-fixas. As dunas móveis são formadas a partir da acumulação de sedimentos próximos a linha de praia, com ausência de vegetação e que sofrem ação do vento, o que vem a ocasionar sua migração. As semi-fixas caracterizam-se pela presença dispersa de vegetação, atenuando o transporte de sedimentos causado pelo vento. As areias possuem coloração clara (bege e esbranquiçada) e granulometria fina. A vegetação é constituída por hortências, salsas, murici, cajueiro além de gramíneas. A altura das dunas variam de 5 a 20 metros, com ventos de moderados a fortes. Algumas dunas (semi-fixas) apresentam em seus topos, formações arenosas compactadas, que dão aspecto rochoso. Sobre essas formações pode-se apreciar um belo por-do-sol, bem como a paisagem do lugar.

Praça dos 03 Climas

A Praça tem 25 bancos longos, 3 quiosques à direita e 2 bares ao canto. Ela representa o simbolismo de cada região do município. A PRAIA, um monumento ao pescador com dois homens empurrando uma jangada ao mar, e ao redor a vegetação típica da zona costeira. A representação do SERTÃO, uma torre de médio porte no formato retangular com um quadrado de acrílico e uma bola dentro da mesma, faz referência ao sol causticante que o sertanejo enfrenta na labuta diária. Ao pé da torre um vaqueiro no cavalo, tentando laçar o boi. A SERRA, com uma réplica da gruta da Pedra Ferrada com imitações das inscrições rupestres que há na gruta original. No centro, na frente da gruta está localizada uma estátua de uma índia banhando-se em suas águas, em referência aos índios que habitavam as Serras de Itapipoca. A praça foi inaugurada em 30 de setembro de 1992 e reformada em 2006.

Praça Perilo Teixeira

Reformada no ano de 2003, arborizada e bem iluminada e em toda a sua extensão, que vai por todo o contorno da Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês, bancos de madeira, postes e depósitos de lixo. No centro da praça, uma circunferência ornada por colunas de tijolos aparentes e carnaubeiras, no piso da mesma grama e uma estrutura da rosa dos ventos. O patamar da Igreja foi incorporado à praça, todo o piso é de pedra portuguesa. Possui acesso para cadeirantes, parada de ônibus coberta e dois quiosques, sendo uma lanchonete e o outro dividido em uma revistaria e um box de venda do artesanato da região.

PRAIA DA BALEIA

Apesar de possuir algumas pousadas, a praia da Baleia ainda mantém um ar primitivista, onde parece que o sossego chegou ali e fixou morada; a paz é apenas quebrada em períodos de festas e feriados prolongados, como a Regata da Baleia, que acontece em novembro ou dezembro, e o carnaval, quando a orla é tomada por foliões. Localizada a 55 quilômetros de Itapipoca, a praia teria esse nome porque, de acordo com lendas, as baleias costumavam encalhar nesta faixa do litoral itapipoquense. As lendas não foram comprovadas, mas há cinco anos, uma maré forte cavou um trecho da praia, revelando a ossada de um grande animal; a ossada ainda está lá enterrada na zona de maré e somente pesquisas poderão atestar se é realmente de uma baleia. Com grande vocação para o turismo, Baleia apresenta um mar de águas transparentes e tranqüilas, um cenário de coqueirais, dunas, lagoas, lagos e jangadas. A hospedagem é feita em pousadas simples e aconchegantes e estão dispostas, na sua grande maioria, à beira-mar.

PRÉDIO DA ANTIGA CÂMARA MUNICIPAL DOS VEREADORES

O prédio em questão, já foi salão de dança, cadeia pública, prefeitura, câmara dos vereadores e hoje no seu andar superior, funciona como sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto do município, e no térreo cartórios. O prédio tem traços coloniais e é um legítimo remanescente do estilo beira-sineira. Impressiona a espessura das colunas internas, todas ornadas com motivos circulares geométricos semiaspirais. Data aproximadamente de 1887.

Quandu

Açude na Serra de Arapari

Prefeito: João Ribeiro Barroso Endereço: R. Inocêncio Braga,
301 Itapipoca - CE, 62500-000

Av. Monsenhor Tabosa, 3027
Bairro Julho
Ceará
62500-000
comunicacao.eventos@itapipoca.ce.gov.br
Tel: (88) 3631-5950
Parque de Exposições
Cadastre-se e receba novidades!