CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 14/03/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Itapipoca torna público Relatório com Diagnóstico Ambiental sobre o Riacho das Almas

A prefeitura de Itapipoca, através da secretaria de infraestrutura (Seinfra), com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe - CAF, por meio do Programa de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Socioambiental de Itapipoca/CE - PRODESA e o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Administrativo

Municipal - CEDEPAM, torna público o Diagnóstico Ambiental, conforme

Contrato n°: 005.09/2022-01, que teve como

objeto a elaboração de estudos técnicos e ambientais sobre o Riacho das Almas, no município de Itapipoca.

Para acessar o documento na íntegra, clique no link abaixo.

#MeioAmbiente 01/10/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Prefeitura realiza 2ª edição do Recicla nas Escolas

A prefeitura de Itapipoca torna público o Edital da 2ª edição do Recicla nas Escolas, ação gerenciada pelo Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca, por meio do Programa Recicla Itapipoca, em parceria com a secretaria de educação do município.

A gincana é direcionada aos alunos das escolas da rede municipal de ensino da região serra, com o tema "Gincana Lixo Zero na Serra de Itapipoca", visando estimular experiências de sustentabilidade nas escolas de educação básica municipais, com foco na coleta seletiva, visando atender a Lei Municipal n. 097/2022, que institui a Política Municipal de Educação Socioambiental.

Confira o edital na íntegra clicando abaixo.

#MeioAmbiente 13/09/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima - Projeto Orla Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima de Itapipoca-CE

A Prefeitura de Itapipoca torna público, através do Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI), secretarias e entidades parceiras, o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima - Projeto Orla, com o Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima de Itapipoca-CE.

O Projeto busca responder a uma série de desafios como reflexo da fragilidade dos ecossistemas da orla itapipoquense, do crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular, do aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes.

Ainda que formulado pelo Governo Federal, o Projeto Orla busca implementar uma política nacional, construída de forma participativa com os entes federados e com a sociedade civil. Seu desenho institucional se orienta no sentido de descentralizar as ações de planejamento e gestão nesse espaço da esfera federal para a municipal, fornecendo respostas mais ágeis a população.

O Projeto Orla tem como principal objetivo promover a gestão integrada e sustentável da orla marítima do município de Itapipoca, a partir da articulação entre as três esferas de governo e a sociedade civil, visando a implementação de ações e medidas estratégicas, que considerem os aspectos ambientais, socioeconômicos e patrimoniais.

O Projeto Orla está disponível no LINK ABAIXO.

#MeioAmbiente 22/06/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Prefeitura promove palestra sobre a importância dos anfíbios e répteis

A Prefeitura de Itapipoca, através do Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI), promoverá a palestra "Conhecer para Conservar: a Importância dos Anfíbios e Répteis".

O evento acontecerá nos dias 26 de junho e 3 de julho, no Centro de Educação Ambiental do IMMI, a partir das 9 horas da manhã e terá como palestrante, Débora Praciano, Bióloga, Mestra e Doutora em Ecologia e Recursos Naturais. As vagas são limitadas.

Para inscrever-se clique no link abaixo e preencha o formulário.

#MeioAmbiente 23/05/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI A prefeitura de Itapipoca torna público o resultado PRELIMINAR divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente

A prefeitura de Itapipoca torna público o resultado PRELIMINAR divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em cumprimento ao Anexo III - Cronograma do Edital SEMA Nº 02/2023, com a relação dos candidatos(as) selecionados em caráter preliminar para o Programa Agente Jovem Ambiental.

A classificação dos candidatos ocorreu nos termos do item 3.2 do Edital de Seleção:

- Maior vulnerabilidade social, de acordo com o Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico - do Governo Federal.

- Maior idade.

Para acessar o documento, com os 179 convocados de Itapipoca e os 90 do cadastro reserva, dentre outros arquivos clique no link abaixo.

#MeioAmbiente 15/05/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI PREFEITURA DIVULGA CONCURSO RECICLA NAS ESCOLAS

A Prefeitura municipal, por meio do Projeto Recicla Itapipoca, desenvolvido pelo Instituto

do Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI), está lançando o edital do Concurso Recicla nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Podem participar do concurso, estudantes das instituições de ensino da Rede Pública Municipal da zona urbana de Itapipoca.

O Concurso Recicla nas Escolas visa fomentar experiências de sustentabilidade nas Escolas de Educação Básica de Itapipoca com enfoque na coleta seletiva.

Para acessar o documento CLIQUE AQUI

#MeioAmbiente 27/03/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI PREFEITURA DIVULGA LISTA DE BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO CATADOR NO MUNICÍPIO

A prefeitura de Itapipoca, através do Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca, torna público a lista com os nomes dos 50 contemplados com o "Auxílio Catador" no município, conforme resultado final do Edital Nº01/2023-SEMA - Programa Auxílio Catador, divulgado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

CLIQUE E CONFIRA A LISTA

Os beneficiários aprovados deverão aguardar as próximas informações que serão publicadas pelos meios de comunicação oficiais da Sema, repassadas aos presidentes das associações e/ou cooperativas.

Para mais informações, o beneficiário aprovado deve entrar em contato com a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), através do e-mail auxiliocatador@sema.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3108 2777, podendo ainda entrar em contato com o IMMI pelo telefone (88) 3631-5950.

#MeioAmbiente 09/02/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI PREFEITURA DIVULGA NOVA CONVOCAÇÃO PARA O IMMI

A prefeitura de Itapipoca, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca - IMMI, conforme o Edital de Convocação N° 007/2023, relacionado ao Processo Seletivo Simplificado - PSS, N° 001.13.2021, torna público a convocação de Pessoa Física considerada apta para a prestação de serviço ao IMMI, pelo Convênio N° 890762/2019, a fim de preencher vaga decorrente da desistência da pessoa convocada pelo Edital de Convocação N° 006/2023.

Informa ainda que deverá comparecer somente a candidata convocada no documento em anexo, selecionada para exercer o cargo de AGENTE DE COLETA - CBO 5142-05, dia 13/02/2023 (segunda-feira), às 08h, na sede do IMMI (Travessa Major Antônio Rodrigues Teixeira, s/n° - Cruzeiro), para assinatura do Termo de Contrato, portando os documentos atualizados, segundo o documento que pode ser acessado na íntegra CLICANDO ABAIXO.

#MeioAmbiente 06/02/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI PREFEITURA DIVULGA CONVOCAÇÃO DE SELECIONADO PARA O IMMI

A prefeitura de Itapipoca, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca - IMMI, conforme o Edital de Convocação N° 006/2023, relacionado ao Processo Seletivo Simplificado - PSS, N° 001.13.2021, torna público a convocação de Pessoa Física considerada apta para a prestação de serviço ao IMMI, pelo Convênio N° 890762/2019, a fim de preencher vaga decorrente da desistência de um dos convocados pelo Edital de Convocação N° 001/2022.

Informa ainda que deverá comparecer somente o candidato convocado no documento em anexo, selecionado para exercer o cargo de AGENTE DE COLETA - CBO 5142-05, nesta terça-feira, 07/02/2023, às 08h, na sede do IMMI, na Travessa Major Antônio Rodrigues Teixeira, s/n° - Cruzeiro, com a documentação solicitada, para assinatura do Termo de Contrato.

Confira o documento na íntegra CLICANDO NO LINK ABAIXO.

#MeioAmbiente 02/02/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI PREFEITURA DIVULGA CONVOCAÇÃO DE SELECIONADA PARA O IMMI

A prefeitura de Itapipoca, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca - IMMI, conforme o Edital de Convocação N° 001/2022, relacionado ao Processo Seletivo Simplificado - PSS, N° 001.13.2021, torna público a convocação de Pessoa Física considerada apta para a prestação de serviço ao IMMI, pelo Convênio N° 890762/2019, a fim de preencher vaga decorrentes da desistência de pessoa selecionada e convocada pelo Edital de Convocação N° 004/2023.

Informa ainda que, somente a candidata convocada no documento em anexo, selecionada para exercer o cargo de OPERADOR DE SISTEMA - CBO 3172-05, deverá comparecer sexta-feira, dia 03/02/2023, às 08h, na sede do IMMI, na Travessa Major Antônio Rodrigues Teixeira, s/n° - Cruzeiro, com a documentação solicitada, para assinatura do Termo de Contrato.

Confira o documento na íntegra, com os nomes dos convocados e demais informações clicando no link abaixo.

#MeioAmbiente 01/02/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI PREFEITURA LANÇA O PROGRAMA RECICLA ITAPIPOCA

A Prefeitura de Itapipoca, através do Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca, deu início ao programa de coleta seletiva Recicla Itapipoca, visando fomentar o engajamento ambiental da população, incentivando o descarte correto do lixo seco e molhado, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a promoção de uma cidade mais limpa e saudável. A ação conta com apoio do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente - Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Em breve estarão circulando na sede da cidade de Itapipoca dois caminhões para coleta de resíduos secos e molhados, onde o cidadão poderá descartar:

Resíduos Secos:

- Plástico: Copos descartáveis, sacolas e sacos plásticos, embalagens plásticas, embalagens tipo PET, canos e tubos plásticos em geral.

- Papel: Jornais e revistas, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, cartazes velhos, embalagens tipo longa vida. Observação: não estão inclusos os papéis higiênicos, papéis/papelões sujos com gordura ou qualquer tipo de produto químico (solvente/óleo/tinta).

- Metal: Tampinha de garrafa, latas de óleo e conservas, latas de refrigerante ou cerveja, alumínio, embalagens metálicas de congelados.

- Vidros: Recipientes e frascos em geral, garrafas de bebidas, copos, potes de produtos alimentícios, cacos.

Resíduos molhados/orgânicos:

Cascas/restos de vegetais e legumes crus, cascas ovos, sachês e folhas de chá, guardanapos não engordurados, filtros e borra de café, sementes, folhas e flores secas;

Além da coleta domiciliar, serão instalados Ecopontos na Praça da Matriz, Violete e Fazendinha, onde a população poderá realizar a entrega voluntária de resíduos secos.

Os munícipes também poderão solicitar a coleta de podas, bem como tirar dúvidas através do e-mail: reciclaitapipoca@gmail.com

A Prefeitura de Itapipoca, por meio do Instituto do Meio Ambiente, convoca a população, a iniciativa privada e todos os setores da sociedade para se unir a este esforço e assumir o compromisso de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Para fazer o seu cadastro na coleta residencial e tornar-se um Amigo do Meio Ambiente CLIQUE NO LINK ABAIXO.

.

#MeioAmbiente 27/01/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI NOVA CHAMADA DE SELECIONADOS PARA O IMMI

A prefeitura de Itapipoca, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca - IMMI, conforme o Edital de Convocação N° 001/2022, relacionado ao Processo Seletivo Simplificado - PSS, N° 001.13.2021, conforme o resultado final e ato de homologação, torna público a convocação de Pessoas Físicas consideradas APTAS para a prestação de serviço ao IMMI, pelo Convênio N° 890762/2019, firmado segundo as condições estabelecidas no PSS citado, a fim de preencher vagas decorrentes da desistência de candidatos e candidatas selecionados e convocados na segunda chamada.

Informa ainda que, somente os candidatos convocados no documento em anexo, selecionados para exercerem os cargos de: TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL - CBO 2440-10 e OPERADOR DE SISTEMA - CBO 3172-05, deverão comparecer quarta-feira, dia 23/01/2023, 08h, na sede do IMMI, localizada na Travessa Major Antônio Rodrigues Teixeira, s/n° - Cruzeiro, para assinatura do Termo de Contrato.

Confira o documento na íntegra, com os nomes dos convocados e demais informações clicando no link abaixo.

#MeioAmbiente 23/01/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI NOVA CHAMADA DE SELECIONADOS PARA O IMMI

A prefeitura de Itapipoca, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca - IMMI, conforme o Edital de Convocação N° 001/2022, relacionado ao Processo Seletivo Simplificado - PSS, N° 001.13.2021, conforme o resultado final e ato de homologação, torna público a convocação de Pessoas Físicas consideradas APTAS para a prestação de serviço ao IMMI, pelo Convênio N° 890762/2019, firmado segundo as condições estabelecidas no PSS citado, a fim de preencher vagas decorrentes da desistência de candidatos e candidatas selecionados e convocados na segunda chamada.

Informa ainda que, somente os candidatos convocados no documento em anexo, selecionados para exercerem os cargos de: TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL - CBO 2440-10 e OPERADOR DE SISTEMA - CBO 3172-05, deverão comparecer quarta-feira, dia 25/01/2023, 08h, na sede do IMMI, localizada na Travessa Major Antônio Rodrigues Teixeira, s/n° - Cruzeiro, para assinatura do Termo de Contrato.

Confira o documento na íntegra, com os nomes dos convocados e demais informações clicando no link abaixo.

#MeioAmbiente 17/01/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI PREFEITURA FAZ NOVA CHAMADA DE SELECIONADOS PARA O IMMI

A prefeitura de Itapipoca, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca - IMMI, conforme o Edital de Convocação N° 001/2022, relacionado ao Processo Seletivo Simplificado - PSS, N° 001.13.2021, torna público a convocação de Pessoas Físicas consideradas APTAS para a prestação de serviço ao IMMI, pelo Convênio N° 890762/2019, firmado segundo as condições estabelecidas no PSS citado, a fim de preencher vagas decorrentes da desistência de candidatos e candidatas selecionados e convocados na segunda chamada.

Informa ainda que os selecionados para exercerem os cargos de: TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL - CBO 2440-10 e OPERADOR DE SISTEMA - CBO 3172-05, deverão comparecer dia 18/01/2023, na sede do IMMI, localizada na Travessa Major Antônio Rodrigues Teixeira, s/n° - Cruzeiro, para assinatura do Termo de Contrato.

Confira o documento na íntegra, com os nomes dos convocados e demais informações clicando no link abaixo.

#MeioAmbiente 11/01/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI PREFEITURA CONVOCA NOVOS SELECIONADOS PARA O IMMI

A prefeitura de Itapipoca, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca - IMMI, conforme o Edital de Convocação N° 001/2022, relacionado ao Processo Seletivo Simplificado - PSS, N° 001.13.2021, torna público a convocação de Pessoas Físicas consideradas APTAS para a prestação de serviço ao IMMI, pelo Convênio N° 890762/2019, firmado segundo as condições estabelecidas no PSS citado, a fim de preencher vagas decorrentes da desistência de candidatos e candidatas selecionados e convocados anteriormente.

Informa ainda que os selecionados para exercerem os cargos de: TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL - CBO 2440-10; OPERADOR DE SISTEMA - CBO 3172-05 e AGENTE DE COLETA - CBO 5142-05, deverão dirigir-se à sede do IMMI, na Travessa Major Antônio Rodrigues Teixeira, s/n° - Cruzeiro, dia 12/01/2023, às 08h, para assinatura do Termo de Contrato.

Confira o documento na íntegra, com os nomes dos convocados e demais informações clicando no link abaixo!

#MeioAmbiente 06/01/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI PREFEITURA CONVOCA SELECIONADOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NO IMMI

A prefeitura de Itapipoca, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca - IMMI, conforme o Edital de Convocação N° 001/2022, relacionado ao Processo Seletivo Simplificado - PSS, N° 001.13.2021, torna público a convocação de Pessoas Físicas para a prestação de serviços ao IMMI, pelo Convênio N° 890762/2019, firmado segundo as condições estabelecidas no PSS citado.

Informa ainda que os selecionados para exercerem os cargos de: TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL - CBO 2440-10; OPERADOR DE SISTEMA - CBO 3172-05 e AGENTE DE COLETA - CBO 5142-05, deverão dirigir-se à sede do IMMI, na Travessa Major Antônio Rodrigues Teixeira, s/n° - Cruzeiro, dia 09/01/2023 para assinatura do Termo de Contrato.

Acesse o Edital na íntegra no link abaixo.

#MeioAmbiente 21/12/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI PREFEITURA INFORMA O PAGAMENTO DO AUXÍLIO CATADOR

A Prefeitura de Itapipoca, através do Instituto do Meio Ambiente de Itapipoca (IMMI), juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), informa que o pagamento do benefício Auxílio Catador referente a parcela do mês de novembro/2022, está disponível a partir desta terça-feira (20).

O auxílio financeiro é destinado aos habilitados no Programa Auxílio Catador, conforme edital nº 001/2021 e 001/2022, apenas para os catadores que comprovaram a produtividade mínima mensal de triagem e classificação dos resíduos recicláveis.

O benefício está disponível para recebimento no autoatendimento da agência bancária e correspondentes bancários, podendo ser utilizado também diretamente para compras nos estabelecimentos que aceitem a bandeira do cartão Visa.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, pode-se contactar a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável - CODES, através do e-mail auxiliocatador@sema.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3108 2777.

#MeioAmbiente 23/05/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Prefeitura divulga Concurso Melhores Projetos AJA de Itapipoca

A Prefeitura de Itapipoca torna público o regulamento e período de inscrições para o Concurso Melhores Projetos dos Agentes Jovens Ambientais (AJA) do município. A seleção será promovida pelo Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI), como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Confira o documento na íntegra no link abaixo.

#MeioAmbiente 21/02/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Divulgada lista com os beneficiários de Itapipoca para o recebimento do Auxílio Catador 2022

A Prefeitura de Itapipoca, por meio do IMMI - Instituto do Meio Ambiente de Itapipoca, torna pública a lista com os nomes dos 42 novos beneficiários do Programa Auxílio Catador, sendo 34 na lista principal e 08 no cadastro reserva. A relação completa foi divulgada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Edital 01/2022 - SEMA Programa "Auxílio Catador" e está disponível no link:

A relação com os nomes dos beneficiários deferidos, dentre os quais os residentes em Itapipoca, está em ordem alfabética e classificatória. Serão considerados classificados os primeiros 500 nomes da lista, os demais ficam como classificáveis.

Confira a relação dos itapipoquenses beneficiários e da lista reserva no link abaixo:

Os beneficiários aprovados deverão aguardar as próximas informações que serão publicadas e repassadas aos presidentes das associações e ou cooperativas. É importante destacar que a medida que novas vagas forem surgindo, o próximo beneficiário da ordem dos classificáveis será chamado.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, o beneficiário aprovado e/ou aquele cujo nome está na lista dos classificáveis, deve entrar em contato pelo e-mail:

meioambienteitapipoca@gmail.com

ou ligando para:

(88) 99682-6267 / (88) 3631-5950 Ramal 1166

ou ainda para a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), através do e-mail:

auxiliocatador@sema.ce.gov.br

ou pelo telefone (85) 3108 2777.

#MeioAmbiente 01/12/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI RESULTADO FINAL - PROCESSO SELETIVO IMMI - 001.13/2021

RESULTADO FINAL - EDITAL 001.13/2021 - CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORARIA DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAREM SERVIÇOS NO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA A FIM DE ATENDER ÀS NECESSIDADES DE EXECUÇÃO DO CONVÊNIO Nº 890762/2019 CUJO OBJETIVO É MELHORAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA-CE

#MeioAmbiente 24/11/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Resultado preliminar do edital Nº 001.13/2021 de seleção para contratação de temporários para o IMMI

A Prefeitura Municipal, através do Instituto do Meio Ambiente de Itapipoca (IMMI), torna público o resultado preliminar do edital Nº 001.13/2021 que tem como finalidade realizar o processo de seleção para contratação temporária de profissionais para prestarem serviços no projeto de implantação da Coleta Seletiva.

Confira o documento completo:

#MeioAmbiente 02/07/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI IMMI participa da II Edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

A Prefeitura Municipal se orgulha pela participação do Instituto de Meio Ambiente de Itapipoca - IMMI, na II Edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities Congress), que foi reconhecido pela sua boa prática frente à gestão municipal de resíduos sólidos.

Na ocasião, o IMMI apresentou o Projeto Coleta Seletiva nos 3 Climas como fomento à Farmácia Viva. O evento foi realizado em Brasília, no Museu Nacional da República, sendo transmitido a todo o mundo por plataforma digital. Representando o município de Itapipoca estiveram presentes o Presidente do IMMI, Alan Diniz, e a Supervisora de Ações e Desenvolvimento, Carolina Viana.

#MeioAmbiente 15/06/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Itapipoca é um dos municípios convidados para palestrar na II Edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

A Prefeitura de Itapipoca, através dos trabalhos realizados pelo IMMI, foi reconhecida pela sua boa prática frente à gestão municipal de resíduos sólidos, pelo Instituto Lixo Zero Brasil, e em virtude disso, foi um dos municípios brasileiros convidados para participar como palestrante na II Edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities Congress).

O evento será realizado em Brasília, no Museu Nacional da República, sendo transmitido a todo o mundo por plataforma digital, nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2021. O município de Itapipoca irá palestrar sobre o Projeto Coleta Seletiva nos 3 Climas como fomento à Farmácia Viva.

O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities Congress) mostrará gestores de diversas cidades que já adotaram o conceito Lixo Zero e apresentará as iniciativas de cidades que conseguiram uma transformação virtuosa em suas comunidades com a diminuição de envio de materiais para aterros sanitários, gerando impacto social, econômico e político.

#MeioAmbiente 14/06/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Resultado do 1º Concurso de Frases em comemoração da Festa Anual das Árvores 2021

"Não devemos esperar a última árvore cair para começar a preocupação com o meio ambiente", essa foi a frase escrita pela aluna do 8º ano, Hellen Maria Pereira Teodósio, da EEB Sebastião Malaquias dos Santos, ganhadora do 1º Concurso de Frases, em comemoração da Festa Anual das Árvores 2021, que teve como tema "Árvores Nativas do Ceará".

A Prefeitura de Itapipoca agradece a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino que participaram desse evento de sensibilização ambiental e aos profissionais da educação que se empenharam em dar apoio aos participantes, em especial a Diretora Ângela Farias e ao Coordenador Carlos Jaime, da EEB Sebastião Malaquias dos Santos, por todo o incentivo.

Parabéns, Hellen Maria! Estamos muito contentes com a sua conquista.

#MeioAmbiente 31/05/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI IMMI irá promover o 1º Concurso de Frases na Festa Anual das Árvores

A Prefeitura Municipal, através do Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI), em parceria com a Secretaria de Educação, irá realizar o 1º Concurso de Frases, em comemoração da Festa Anual das Árvores 2021, que terá como tema "Árvores Nativas do Ceará".

O objetivo dessa ação é promover a educação ambiental em conjunto com a comunidade escolar do município, motivando as crianças e adolescentes a refletirem sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Poderão participar do concurso todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapipoca, do 5º ao 9º ano, que deverão mandar frases de sensibilização ambiental dentro da temática da festa, contendo no máximo 15 palavras. Cada aluno poderá concorrer com apenas uma frase que deverá ser enviada até o dia 05 de junho, para o professor responsável. O aluno que escrever a frase mais criativa será premiado com um tablet.

Confira o edital completo em:

#MeioAmbiente 23/04/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Itapipoca recebe pela primeira vez o Selo Município Verde.

Itapipoca recebeu pela primeira vez o certificado do Selo Município Verde, sendo um dos 22 municípios cearenses que foram contemplados com esse título pelo seu destaque nas práticas ambientais e ações de preservação.

O Presidente do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI), Alan Diniz, esteve representando o município na solenidade de entrega dos certificados, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), de forma virtual.

A Prefeitura de Itapipoca agradece o Governo do Estado pelo reconhecimento e reafirma seu compromisso com as causas ambientais.

#MeioAmbiente 29/03/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI 57 catadores itapipoquenses serão beneficiados com o Programa Auxílio Catador.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), divulgou os resultados de recursos e o resultado final do Programa Auxílio Catador. A Prefeitura de Itapipoca inscreveu 58 catadores de lixo do município dos quais 57 foram aprovados para receber o auxílio.

O Programa Auxílio Catador irá repassar o valor financeiro diretamente aos catadores, através de um cartão bancário personalizado. Em contrapartida a esse apoio, o Governo do Estado busca incentivar atividades de reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos.

Em breve, a SEMA irá informar o início dos pagamentos e as orientações aos catadores sobre o recebimento do benefício. Para acessar a lista com o nome dos beneficiários basta acessar: https://www.sema.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/36/2021/03/RESULTADO-FINAL.pdf.

A Prefeitura de Itapipoca irá atualizar as informações do processo no site e nas redes sociais oficiais da gestão. Os interessados também podem acompanhar tudo no site da SEMA: https://www.sema.ce.gov.br/.

#MeioAmbiente 19/03/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI SEMA divulga resultado final dos selecionados para o Programa Agente Jovem Ambiental - AJA

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado divulgou o resultado final com a lista de selecionados para o Programa Agente Jovem Ambiental. Os candidatos selecionados deverão enviar a documentação de forma virtual. A SEMA divulgará em seu site, até o dia 29 de março, a forma de acesso ao sistema para o envio da documentação. Para ver a lista de selecionados acesse: https://www.sema.ce.gov.br/resultado-final-aja/.

Os candidatos devem começar a preparar a sua documentação e aguardar a disponibilização do sistema para envio dos documentos solicitados que deverão ser digitalizados (pode ser foto do celular) para serem colocados no sistema. Confira os documentos necessários:

- Uma foto 3×4 recente;

- Documento de identidade com foto (RG ou CNH) - frente e verso;

- CPF frente (apenas frente, aonde aparece o número) ou cópia da tela de consulta do CPF no site da Receita Federal. Faça a consulta no site: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp;

- Cópia da tela de consulta do NIS do candidato (atenção o NIS tem que ser do próprio candidato, não pode ser da mãe, do pai ou de qualquer outro membro da família), faça a consulta no site: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/;

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (somente a frente aonde aparece o nome do aluno e da Escola Estadual) ou cópia da tela de consulta da declaração da Escola Estadual ratificando que: o candidato está regularmente matriculado no ensino médio e não está matriculado em curso de tempo integral. Faça a consulta e imprima sua declaração no portal do aluno on-line da SEDUC-CE: https://aluno.seduc.ce.gov.br/, ou através do aplicativo do aluno on-line que pode ser baixado em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ce.seduc.aluno.

#MeioAmbiente 10/03/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI IMMI realiza entrega de máscaras e álcool em gel para os catadores que trabalham no aterro municipal

Na manhã de terça-feira (9), a Prefeitura Municipal, através do Instituto do Meio Ambiente de Itapipoca, realizou a entrega de máscaras e álcool para os catadores que trabalham no aterro do município.

Gostaríamos de agradecer mais uma vez a parceria com a Cruz Vermelha, que doou 90 mil máscaras de tecido para serem distribuídas em Itapipoca, com isso muitas famílias estão sendo beneficiadas.

Seguimos construindo ações de solidariedade para salvar vidas!

#MeioAmbiente 26/02/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI IMMI participa de uma ação de limpeza nas margens do Açude Quandú.

Durante esta semana, o Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca - IMMI, participou de uma limpeza nas margens do Açude Quandú, uma importante iniciativa que ajuda na preservação do meio ambiente.

Na ocasião, estiveram presentes o STRAAF de Itapipoca, a Associação Serra Verde e moradores locais, que conseguiram recolher cerca de 30 sacos de 50 litros de lixo.

#MeioAmbiente 19/02/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Itapipoca disponibiliza agenda da coleta de lixo do município.

Fique atento aos locais, horários e frequência que a coleta de lixo passa na sua rua, bairro, distrito ou localidade. Para que nossa cidade seja mais limpa precisamos do compromisso e contribuição de cada cidadão itapipoquense com a coleta de lixo. Trabalhando juntos fazemos a diferença!

Confira a tabela com a agenda da coleta de lixo

#MeioAmbiente 18/02/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI IMMI realiza ação do Programa de Arborização.

O Instituto do Meio Ambiente do município de Itapipoca - IMMI esteve realizando a manutenção, reposição e monitoramento do Programa de Arborização na Avenida Anastácio Braga, na região do entorno do cemitério São Miguel, no distrito do Deserto e na Avenida Major Antônio Rodrigues, com o objetivo de deixar a cidade mais bonita e incentivar a preservação do meio ambiente na zona urbana e rural.

#MeioAmbiente 15/02/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI O Programa Agente Jovem Ambiental abriu 204 vagas para o município de Itapipoca.

Mais uma oportunidade para a juventude itapipoquense! A Prefeitura de Itapipoca informa sobre o Programa Agente Jovem Ambiental - AJA, uma parceria do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Meio Ambiente, que abriu 204 vagas para o nosso município. Os participantes receberão um auxílio financeiro no valor de R$200,00 durante 12 meses, podendo ser prorrogado mais uma vez pelo mesmo período.

As inscrições vão até o dia 26 de fevereiro, para jovens de 15 a 29 anos que estejam matriculados ou tenham concluído o Ensino Médio em Escola Pública do Estado do Ceará, que não estejam matriculados em curso de tempo integral, que integrem famílias cadastradas no CadÚnico, que não possuam vínculo empregatício ou qualquer bolsa remunerada, que residam no município de Itapipoca, que não estejam participando de outro programa social com remuneração e não estejam matriculados, cursando ou tenham concluído o ensino superior.

Em caso de dúvidas, a população pode procurar a sede do IMMI - Instituto Municipal do Meio Ambiente, que fica na Travessa Major Antônio Rodrigues Teixeira, S/N - Cruzeiro, ou entrar em contato através do número (88) 36315950. As inscrições no processo seletivo serão realizadas de forma virtual, através do link www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja.

#MeioAmbiente 08/02/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Prefeitura de Itapipoca debate ações de preservação do meio ambiente com a SEMA.

O Prefeito de Itapipoca Felipe Pinheiro esteve em reunião, na tarde desta segunda-feira (08), com o Secretário do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, para tratar sobre ações e projetos voltados para a preservação do meio ambiente no município.

Na ocasião, também estavam presentes a Supervisora de Ações e Desenvolvimento, Caroline Oliveira, o Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Itapipoca, Alan Diniz, os coordenadores da SEMA, André Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), Ulisses Rolim, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA), e a técnica Andrea Moreira, da Célula de Biodiversidade (Cedib-Cobio/SEMA).

Esse é um momento importante de troca de ideias para apresentar programas e projetos, que podem ser implantados em Itapipoca, com o objetivo de ampliar ações de educação ambiental e novas formas de conservar o meio ambiente.

#MeioAmbiente 04/02/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Licença prévia para a abertura da estrada que vai ligar a CE-085 (Parra/Trairi) à Avenida do Contorno foi solicitada.

A Prefeitura de Itapipoca informa que a solicitação da licença prévia para a abertura da estrada que vai ligar a CE-085 (Parra/Trairi) à Avenida do Contorno, em Itapipoca, já foi encaminhada para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). A atividade em pauta possui duas fases: a licença prévia e a e licença de instalação, com validade de até cinco anos cada.

O prazo para emissão da licença prévia e/ou licença de instalação é de até 30 dias após a realização da vistoria técnica no local da obra. Essa conquista foi fruto de uma audiência entre o Prefeito Felipe Pinheiro e o Governador Camilo Santana, que autorizou a Superintendência de Obras Públicas a dar entrada ao processo licitatório.

Estamos empenhados para que tudo ocorra dentro dos conformes para que possamos, em breve, dar início às obras da estrada.

#MeioAmbiente 03/02/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI IMMI realizou vistoria na Lagoa do Borzeguim.

A Prefeitura de Itapipoca, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI), informa que já realizou vistoria na Lagoa do Borzeguim e já tem tomado as medidas necessárias para solucionar esse problema de poluição no local.

Confira a nota oficial do dia 29 de Janeiro publicada pelo IMMI

#MeioAmbiente 22/01/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - IMMI Município de Itapipoca sedia o 2º Fórum dos Prefeitos da Região do Vale do Curu e Litoral Oeste.

Na manhã desta sexta-feira (22), aconteceu o 2º Fórum dos Prefeitos da Região do Vale do Curu e Litoral Oeste, sediado em Itapipoca. O encontro teve como foco debater sobre a importância do Saneamento Básico nas cidades, com o intuito de formalizar o Consórcio dos Resíduos Sólidos nos 18 municípios que contemplam a região.

Estiveram presentes os representantes dos municípios de Itapipoca, Uruburetama, General Sampaio, Umirim, Miraíma, Amontada, Trairi, Tururu, Apuiarés e São Luís do Curu, assim como, o representante da Secretaria do Meio Ambiente André Pereira, o Secretário Executivo de Cidades Paulo Henrique Lustosa, o Prefeito de Itapipoca Felipe Pinheiro, a Primeira Dama Liziany Medeiros e a Vice-Prefeita Dra. Jocélia Ligia. Participaram virtualmente o Secretário do Meio Ambiente Artur Bruno e o Coordenador da ARCE Alceu Galvão.

Durante a reunião também foi abordado sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos e como os gestores devem incentivar práticas sustentáveis através da educação ambiental, trabalhando ações de conscientização parar reduzir, reciclar e reutilizar, além de formas de tratamento e até mesmo de como não gerar lixo.

"Estamos viabilizando a incorporação dos 18 municípios que fazem parte da Região do Vale do Curu e Litoral Oeste para a consolidação do Consórcio dos Resíduos Sólidos que tem como principal objetivo reduzir de forma significativa o lixo que fica exposto nos aterros sanitários para evitar a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças e com isso, melhorar a qualidade de vida da população", destacou o Prefeito Felipe Pinheiro.

www.itapipoca.ce.gov.br
Emitido dia 28/03/2024 às 22:11:45