CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 23/04/2024 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura informa o estoque de medicamentos da Farmácia Pública Municipal
#Saúde 16/04/2024 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura informa o estoque de medicamentos da Farmácia Pública Municipal

A administração municipal, através da secretaria de saúde de Itapipoca, torna público o estoque atualizado de medicamentos da Farmácia Básica Municipal de Itapipoca, conforme o documento disponível no LINK ABAIXO.

#Saúde 22/02/2024 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura informa o estoque de medicamentos da Farmácia Pública Municipal
#Saúde 18/10/2023 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura divulga Plataforma Saúde Digital

A administração municipal torna público para todos os itapipoquenses a plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA). O recurso permite aos pacientes que estão aguardando cirurgia pela Central de Regulação do Estado, acesso on-line e atualizado da lista de espera.

O sistema está disponível clicando no link abaixo e através do aplicativo "Ceará App".

#Saúde 28/08/2023 SECRETARIA DA CHEFIA DE GABINETE Prefeitura dá orientações sobre o Programa Castração Solidária de Gatas e Cadelas na Expoita

A ação acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto, a partir das 08h, para gatas e dias 31/08, 01 e 02/09, para cadelas, sendo que na quinta-feira (31/08), as cirurgias começarão às 10h, prosseguindo até às 20h. Na sexta-feira (01/09) e no sábado (02/09), as cirurgias terão início às 8h, prosseguindo até às 18h.

Não serão tolerados atrasos. Em caso de falta (não justificada) o agendamento será refeito, se possível, para outro dia.

O Stand do Programa Castração Solidária está localizado ao lado do restaurante Cipozão.

Confira abaixo as principais orientações e cuidados:

Gatas só poderão passar pela cirurgia nos dias das castrações de gatas, bem como as cadelas só poderão ser castradas nos dias reservados para as cadelas, pois o material cirúrgico e os anestésicos são diferentes.

Limite de peso para cadelas: Até 10kg, com tolerância de +5kg. Acima deste peso, não será possível realizar a cirurgia, para maior segurança da própria cadela e para não interferir no fluxo das demais cirurgias.

Algumas raças precisam de entubação para a cirurgia, que não será possível realizar no mutirão de cirurgias, por isto na triagem, serão barradas cadelas das raças: shiht-zu, yorkshire, bulldog, pug, dentre outras que precisam de entubação.

Apenas a pessoa cadastrada no sistema, poderá acompanhar o animal que será castrado e deverá assinar os termos de responsabilidade pré-cirúrgicos.

Não será permitida a presença de mais de uma pessoa por animal e nem a presença de crianças no local de castração.

Animais infestados de pulgas e/ou carrapatos, não poderão se submeter à cirurgia. As cadelas devem ser banhadas um dia antes da cirurgia.

Tanto gatas quanto cadelas devem estar com 8 horas de jejum de comida e 6 horas de jejum de água. O Jejum é obrigatório, para evitar complicações durante a cirurgia.

Quanto ao transporte dos animais, é obrigatório o uso de caixa de transporte, fechada e apropriada para gatas. Com apenas um animal por caixa. Já as cadelas deverão estar usando coleira, guia e focinheira.

Em relação a idade mínima e máxima para castração:

Gatas: 4 meses;

Cadelas: 4 meses ou após o primeiro cio.

Não há idade máxima para castração, mas cadelas acima de 8 anos, devem vir com exames cardiológicos.

A equipe do programa também informa que cadelas no cio ou grávidas não poderão ser castradas, já gatas, mesmo no cio, poderão.

Após a cirurgia, as cadelas e gatas deverão, obrigatoriamente, usar roupa cirúrgica.

Os animais poderão apresentar vômitos e enjôos devido ao efeito dos anestésicos, sendo muito importante, para a saúde do pet, que as orientações dadas após a cirurgia sejam seguidas à risca e o animal seja mantido em repouso, dentro de casa, durante o mínimo de 15 dias.

Os pontos deverão ser retirados após 15 dias.

O comparecimento ao local para o procedimento implica no total conhecimento por parte do tutor ou tutora do pet, sobre as orientações dadas.

#Saúde 25/08/2023 SECRETARIA DA CHEFIA DE GABINETE Prefeitura informa sobre Ação do Programa Castração Solidária na EXPOITA

A prefeitura de Itapipoca informa que será realizada na 25ª EXPOITA o Programa de Castração Solidária de Cadelas e Gatas.

A ação acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto, para gatas e dias 31, 01 e 02 para cadelas. O cadastramento deverá ser feito CLICANDO NO LINK ABAIXO. Não serão tolerados atrasos, em caso de falta (não justificada) o agendamento irá para outro dia.

O Stand do Programa Castração Solidária estará localizado ao lado do restaurante Cipozão.

Confira abaixo as principais orientações e cuidados:

Apenas a pessoa inscrita pelo site www.itapipoca.ce.gov.br e cadastrada no sistema poderá acompanhar o animal que será castrado e deverá assinar os termos de responsabilidade pré-cirúrgicos.

Não será permitida a presença de mais de uma pessoa por animal e nem a presença de crianças no local de castração.

Animais infestados de pulgas e/ou carrapatos, não poderão se submeter à cirurgia. As cadelas deverão ser banhadas um dia antes da cirurgia.

Tanto gatas quanto cadelas devem estar com 8 horas de jejum de comida e 6 horas de jejum de água. O Jejum é obrigatório, para evitar complicações durante a cirurgia.

Quanto ao transporte dos animais:

GATAS - É obrigatório o uso de caixa de transporte individual apropriada, forrada e fechada, com apenas um animal por caixa.

CADELAS - Deverão estar usando coleira, guia e focinheira.

Em relação à idade mínima e máxima para castração:

GATAS - 4 meses;

CADELAS - 4 meses ou após o primeiro cio.

Observação: Não há idade máxima para castração, mas cadelas acima de 8 anos, devem vir com exames cardiológicos.

A equipe do programa também informa que cadelas no cio ou grávidas não poderão ser castradas, já gatas, mesmo no cio, poderão.

Após a cirurgia, os(as) tutores(as) devem observar as GATAS até que elas acordem totalmente, para evitar asfixia.

Após a cirurgia, as CADELAS E GATAS deverão usar roupa cirúrgica e tomar medicação no pós-operatório, que serão disponibilizados para venda pela clínica responsável.

Os animais poderão apresentar vômitos e enjoos devido ao efeito dos anestésicos, sendo muito importante para a saúde do pet, que as orientações que serão dadas após a cirurgia sejam seguidas à risca e o animal seja mantido em repouso, dentro de casa, durante 15 dias.

Os pontos da cirurgia deverão ser retirados após 15 dias. A Clínica Master Pet disponibilizará o procedimento sem custo para os(as) tutores(as).

O comparecimento ao local para o procedimento implica no total conhecimento por parte do tutor ou tutora do pet, sobre as orientações dadas.

#Saúde 12/05/2023 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA DIVULGA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA O CARGO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

O MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA/CE, no uso de suas atribuições legais, em consonância com a Constituição

Federal de 1988, Emenda Constitucional nº 51/2006, Lei Federal nº 11.350/2006, de 5 de outubro de 2006,

alterada pela Lei nº 13.595 de 05 de janeiro de 2018, Lei Orgânica do Município, e no que couber da Lei

Municipal nº 031/2023 de 27 de abril de 2023, por meio da ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ PAULO

MARCELO MARTINS RODRIGUES (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará,

criada pela Lei Estadual nº 12.140, de 22 de julho de 1993, inscrita no CNPJ sob o nº 73.695.868/0001-27,

situada na Av. Antônio Justa, nº 3161, bairro Meireles, Fortaleza/CE, regulamentada pelo Decreto nº 31.129,

de 21 de fevereiro de 2013 torna público, o presente Edital que regulamenta o Processo Seletivo Público de

Prova Objetiva, destinado à contratação de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS) e que se regerá pela

legislação pertinente e pelas normas e condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

O presente Processo Seletivo Público de Provas se destina ao provimento de 58 (cinquenta e oito) vagas

efetivas e cadastro reserva para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS), para atuar na Secretaria de

Saúde do Município de Itapipoca/CE, considerando a Lei Federal nº 11.350 de 05 de outubro de 2006 alterada

pela Lei nº 13.595 de 05 de janeiro de 2018 e, no que couber, a Lei Municipal nº 031/2023, de 27 de abril de

2023, de Itapipoca/CE.

Clique no link abaixo para acessar o EDITAL na íntegra.

#Saúde 01/08/2022 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura divulga resultado dos recursos e resultado final da seleção PET Saúde

A Prefeitura de Itapipoca, através da Secretaria de Saúde, informa o resultado final da Seleção para Preceptoria do PET Saúde 2022/2023 - Gestão e Assistência - Edital Nº 001/2022. Não houveram recursos.

#Saúde 21/07/2022 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca realiza seleção para preceptoria PET - Saúde

A Prefeitura de Itapipoca, através da Secretaria Municipal de Saúde, torna público o processo de seleção para a composição de banco de profissionais de nível superior para potenciais bolsas de preceptoria no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde 2022/2023/ Gestão e Assistência, conforme o edital número 001/2022.

Poderão participar da seleção enfermeiros, médicos, odontólogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física e nutricionistas.

Confira a seguir o edital na íntegra com os requisitos para participação, atividades a serem desenvolvidas, documentação necessária, período de inscrição, resultado preliminar, critérios de desempate e recursos, além da ficha de inscrição.

#Saúde 26/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura publica decreto n° 27/2022

O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, considerando o isolamento social no município de Itapipoca como medida de enfrentamento da Covid-19 e considerando a necessidade de promover alterações em decretos anteriores, buscando garantir maior proteção da população itapipoquense contra a Covid-19, diante do cenários epidemiológico e assistencial ocasionado por uma nova variante e com a proximidade do Carnaval, estabeleceu que até 1º de Março de 2022, os eventos festivos sociais, públicos ou privados permanecerão com capacidade de ocupação reduzidos para 500 pessoas em ambiente aberto e 250 pessoas se realizados em ambientes fechados.

Confira o documento na íntegra clicando no link abaixo.

#Saúde 12/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE CONFIRA O PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

CONFIRA O PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

#Saúde 16/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca realiza a campanha Novembro Azul no município

Em sintonia com os objetivos propostos pela campanha Novembro Azul, que chama a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, especialmente o Câncer de Próstata, a prefeitura de Itapipoca, através da secretaria de saúde do município, está realizando uma série de ações visando a conscientização e a realização de exames preventivos e diagnósticos (confira a programação no final do texto).

Neste sentido, uma vasta programação está sendo realizada durante todo o mês de novembro, incluindo palestras educativas, aferição da pressão arterial, agendamento de exames para detecção do Antígeno Prostático Específico (PSA), usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, além de Testes de Hemoglobina Glicada e testes rápidos para detecção de IST - Infecções Sexualmente Transmissíveis. As atividades estão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde do município, que também estão promovendo "Dia D de ações do Novembro Azul".

Para o prefeito Felipe Pinheiro, a Campanha do Novembro Azul é uma importante iniciativa para alertar a população de Itapipoca, principalmente a masculina, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. "Sabemos que se descoberto no início, este tipo de tumor chega a ter mais de 95% de chances de cura. Por isso a administração municipal tem se empenhado tanto, através da secretaria da saúde, no enfrentamento desta doença que no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, é a causa da morte de um homem a cada 38 minutos. A prevenção neste caso também é a melhor estratégia no enfrentamento desta doença", afirmou.

ASCOM

Prefeitura de Itapipoca

#Saúde 03/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE Lista da segunda dose da Pfizer para o dia 05 de outubro

Nova chamada para a aplicação da a 2ª dose da vacina contra Covid-19 para quem tomou a 1ª dose da vacina PFIZER nos dias 26 E 30 DE JULHO.

A aplicação da vacina será realizada de 8h às 17h, no Instituto Federal do Ceará - IFCE, no dia 05 de outubro. Não se esqueça de levar no dia da aplicação o cartão de vacinação entregue na 1ª dose, documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS.

Confira a lista de agendados e compareça no seu horário marcado:

#Saúde 25/07/2021 SECRETARIA DE SAUDE Decreto n°140/2021 prorroga o isolamento social rígido com reabertura gradual do comércio até o dia 06 de agosto

A Prefeitura de Itapipoca informa que entra vigor o decreto Nº140/2021 que prorroga o isolamento social, do dia 26 de julho ao dia 06 de agosto, com reabertura gradual dos setores econômicos levando em consideração as propostas de flexibilização do Decreto Estadual (Governo do Ceará). Neste sentido:

O comércio de rua poderá funcionar de 8h às 18h;

Os restaurantes poderão funcionar de 09h às 23h;

A liberação para a atividade presencial de aulas práticas e teóricas dos cursos de Ensino Superior, fica ampliada para os cursos técnicos e cursinhos preparatórios;

É permitido o uso de espaços públicos e privados abertos, inclusive areninhas, para a prática de atividades físicas e esportivas, individuais ou coletivas;

As igrejas e templos poderão funcionar com 60% da capacidade até 22h;

As academias estão liberadas para a prática de exercícios individuais, de 6h às 22h, com 40% da capacidade máxima;

O toque de recolher será de segunda a domingo, de 0h às 5h;

Confira as demais alterações no decreto:

#Saúde 08/07/2021 SECRETARIA DE SAUDE CAPS Itapipoca completa 22 anos de serviços prestados

Há 22 anos o CAPS Itapipoca está prestando serviços de referência aos cidadãos que necessitam de assistência especializada em Saúde Mental com uma equipe multidisciplinar que conta com profissionais atentos para o acolhimento e cuidados dos munícipes promovendo a inclusão e a integração social com o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o CAPS de Itapipoca permanece de portas abertas para receber quem busca cuidados, através de atendimentos psicoterapêuticos e consultas psiquiátricas, além de outras atividades coletivas de modo remoto, como terapias, acompanhamento de atenção à crise e visitas domiciliares.

#Saúde 24/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Portaria nº140/2021 determina administração de Penicilina Benzatina nas Unidades de Atenção Primária à Saúde
#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Confira as listas das pessoas agendadas para receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 nos dias 22 e 23 de junho

A Prefeitura de Itapipoca, através da Secretaria de Saúde, torna pública as listas das pessoas agendadas para receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 nos dias 22 e 23 de junho, terça e quarta-feira, no Parque de Exposições.

Confira as listas completas:

#Saúde 08/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Portaria Nº118/2021 institui o Grupo de Trabalho de Combate à Sífilis Congênita de Itapipoca

A Prefeitura de Itapipoca, através da Secretaria de Saúde, no uso de suas atribuições legais torna público a Portaria Nº118/2021 que institui o Grupo de Trabalho - GT de Combate à Sífilis Congênita de Itapipoca de caráter eminentemente técnico, multiprofissional, com o objetivo de analisar as circunstâncias das ocorrências dos casos de Sífilis Congênita e acompanhamento dos casos de Sífilis em gestantes, para subsidiar intervenções, visando o controle e a redução de agravantes.

Confira o documento completo:

#Saúde 23/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca prorroga decreto de Isolamento Social Rígido até o dia 30 de maio.

A Prefeitura Municipal informa a todos os itapipoquenses que está em vigor o Decreto N°107/2021 que prorroga, até o dia 30 de maio, o isolamento social rígido com reabertura gradual de setores econômicos, dentre outras medidas como:

Toque de recolher será observado de 20h às 5h, de segunda a domingo.

Igrejas e templos podem funcionar com 25% da capacidade, inclusive nos fins de semana.

Aulas presenciais nas escolas particulares continuam sendo permitidas até o 5º ano do ensino fundamental, observada a limitação de 40% da capacidade de alunos por sala de aula;

Passam a ser liberadas aulas práticas laboratoriais de todos os cursos da área da saúde do Ensino Superior, conforme o cronograma apresentado para a Secretaria de Saúde.

As academias permanecem funcionando para a prática de exercícios individuais de segunda a sexta-feira, de 6h às 20h, e aos sábados até às 19h.

Os restaurantes e demais esclarecimentos de alimentação fora do lar agora têm autorização para funcionar de 10h às 20h, com capacidade de 50%, de segunda a domingo.

Confira o decreto completo:

#Saúde 16/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca prorroga isolamento social rígido até dia 23 de maio.

A Prefeitura Municipal informa a todos os itapipoquenses que está em vigor o Decreto N°102/2021 que prorroga, até o dia 23 de maio, o isolamento social rígido com reabertura gradual de setores econômicos, dentre outras medidas como:

Toque de recolher de 20h às 5h na semana e aos fins de semana, das 19h às 5h;

Igrejas e templos podem funcionar com 25% da capacidade, inclusive nos fins de semana.

Aulas presenciais nas escolas particulares serão permitidas até o 5º ano do ensino fundamental, observada a limitação de 40% da capacidade de alunos por sala de aula;

Passam a ser liberadas aulas práticas laboratoriais dos cursos de nível superior em medicina, de acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde;

As academias poderão funcionar para a prática de exercícios individuais de segunda a sexta-feira, de 6h às 20h, e aos sábados até às 19h.

Confira o decreto completo

#Saúde 11/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde planeja estratégias de combate à Dengue em Itapipoca

Dando continuidade as ações da saúde, uma equipe intersetorial com profissionais das Unidades Básicas de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância da Saúde e Agentes de Endemias, esteve reunida fazendo um planejamento estratégico de ações de combate à Dengue para o município de Itapipoca.

Desde já, a Prefeitura de Itapipoca pede a contribuição da população na prevenção da proliferação do Aedes aegypti. Atitudes simples como descartar corretamente o lixo, manter bem fechada a tampa da caixa d'água, colocar areia nos vasos de plantas, não deixar água acumulada em pneus e garrafas vazias, entre outras, fazem uma grande diferença no combate a doenças transmitidas pelo mosquito.

#Saúde 02/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca prorroga decreto municipal de Isolamento Social Rígido até o dia 09 de maio.

A Prefeitura Municipal informa a todos os itapipoquenses que está em vigor o Decreto N°092/2021 que prorroga, até o dia 09 de maio, o isolamento social rígido com reabertura gradual de setores econômicos, dentre outras medidas como:

Abertura das academias entre 6h e 18h, de segunda a sexta-feira, sendo permitido apenas 25% da capacidade máxima;

Aumento de 10% para 25% da capacidade permitida nas igrejas;

As barracas de praia devem continuar fechadas;

Toque de recolho de segunda a sexta-feira, de 20h às 5h;

Sábado e domingo continuará o isolamento social rígido, funcionando apenas os serviços essenciais.

Confira o decreto completo:

#Saúde 25/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca prorroga isolamento social rígido até dia 02 de maio.

A Prefeitura Municipal informa a todos os itapipoquenses que está em vigor o Decreto N°090/2021 que prorroga, até o dia 02 de maio, o isolamento social rígido com reabertura gradual de setores econômicos, dentre outras medidas preventivas em todo o município.

Confira o decreto completo:

#Saúde 15/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1

Atenção itapipoquenses! Já começou a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1. Nesse primeiro momento, devem ser vacinados as crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, povos indígenas de 6 meses até 18 anos de idade e trabalhadores da saúde.

Para receber a vacina o público-alvo deve se dirigir a Unidade Básica de Saúde do seu bairro ou distrito, até o dia 10 de maio, levando um documento de identificação com foto, o Cartão de Vacinação, Cartão do SUS e Registro Profissional em casos de trabalhadores da saúde.

#Saúde 08/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Publicado Comunicado de Interesse Público para gestão da UPA de Itapipoca

A Prefeitura de Itapipoca publicou hoje o Comunicado de Interesse Público n° 01/2021 que manifesta interesse da Secretaria de Saúde em estabelecer parceria, mediante celebração de contrato de gestão com o objetivo de contratação de organização social para o gerenciamento e execução de atividades, ações e serviços de saúde na UPA de Itapipoca. As organizações sociais que desejarem firmar parceria com a Secretaria de Saúde para gerir a UPA de Itapipoca devem apresentar manifestação de interesse por escrito até dia 14 de abril na sede da Secretaria de Saúde de Itapipoca situada na Avenida Anastácio Braga, s/n no horário compreendido das 8 as 17 horas. O envelope e ofício devem ser endereçados a Secretária Executiva Vanessa Montenegro.

#Saúde 04/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca prorroga decreto de isolamento social rígido até dia 11 de abril.

Após uma análise dos dados epidemiológicos da COVID-19 no município de Itapipoca, que continuam em alta, Prefeitura de Itapipoca comunica a todos que está em vigor os decretos municipais Nº 075/2021 e Nº 076/2021, que prorrogam até o dia 11 de abril, a restrição de circulação de veículos com o rodízio de placas e todas as medidas referentes ao isolamento social rígido.

Sabemos que é um momento difícil para todos, mas essas medidas são necessárias para salvamos o máximo de vidas que for possível. Desde já, pedimos a compreensão de todos os itapipoquenses!

Confira os decretos na íntegra:

#Saúde 28/03/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca prorroga isolamento social rígido e rodízio de carros.

Devido aos dados epidemiológicos da COVID-19 em alta no município de Itapipoca, e seguindo o decreto do Governo do Estado, a Prefeitura de Itapipoca informa que já estão em vigor os decretos municipais Nº 064/2021 e Nº 065/2021, que prorrogam até o dia 04 de abril, a restrição de circulação de veículos com o rodízio de placas e todas as medidas referentes ao isolamento social rígido.

Vamos continuar unidos nessa luta pela vida. Se cada um fizer sua parte, estaremos cada vez mais perto de vencermos essa pandemia.

Confira os decretos na íntegra:

https://itapipoca.ce.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/CamScanner-03-28-2021-18.02.pdf

https://itapipoca.ce.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/CamScanner-03-28-2021-18.04.pdf

#Saúde 21/03/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca prorroga Isolamento Social Rígido e anuncia novas medidas preventivas contra o Coronavírus.

Devido à permanência do cenário epidemiológico preocupante da COVID-19 no município, a Prefeitura de Itapipoca informa que já está em vigor os decretos municipais Nº 058/2021 e Nº 059/2021, que prorrogam até o dia 28 de março, o Isolamento Social Rígido e a restrição de circulação de veículos em todo o território da cidade.

Durante os últimos dias, a Secretaria da Saúde do Município esteve acompanhando os números de casos da COVID-19 e diante do agravamento do cenário delicado e incerto em relação à pandemia em Itapipoca, foi considerado necessário, além das medidas de proteção já estabelecidas, tomar novas medidas preventivas para conter o avanço do vírus. Entre elas estão:

As lojas de produtos para animais (PET) devem funcionar unicamente por meio de entrega a domicílio (delivery) e na modalidade drive thru para o consumidor em geral, sem aglomeração;

Os estabelecimentos de comércios de materiais de construção ficarão autorizados a funcionar com horário reduzido, de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 13h. Após este horário, só poderá funcionar exclusivamente por meio de serviço de entrega de produtos ou mercadorias ao consumidor (delivery) até as 17h, e aos sábados o atendimento será reduzido até 13h;

Está proibido o funcionamento das atividades presenciais de todos os estabelecimentos de Ensino Público ou Privado, salvo em relação a atividades cujo ensino remoto seja inviável (treinamento para profissional de saúde, aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato);

Está permitido o funcionamento das clínicas de psicologia e das clínicas para tratamento de dependência química, inclusive alcoolismo;

O rodízio de veículos agora também inclui as placas dos serviços de transporte por táxi, mototáxi e veículo disponibilizado por aplicativo. Nos dias ímpares (1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19, 21…), só poderão circular veículos com dígitos finais da placa ímpares. Nos dias pares (2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20…), só poderão circular veículos com dígitos finais da placa pares.

Sabemos que esse momento está sendo difícil para todos, mas pedimos mais uma vez a compreensão de cada cidadão itapipoquense. Essa luta é para salvar vidas. Se todos fizermos nossa parte, vamos conseguir conter a proliferação do Coronavírus no nosso município.

Enquanto isso, nossa equipe da saúde continua realizando o trabalho de imunização nos grupos prioritários, na medida que a Prefeitura de Itapipoca está recebendo novos lotes da vacina contra a Covid-19.

Confira os decretos na íntegra:

#Saúde 05/03/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca irá distribuir 90 mil máscaras que foram doadas pela Cruz Vermelha

Na tarde desta terça-feira (2), a Prefeitura de Itapipoca recebeu um carregamento de 90 mil máscaras de tecido doadas pela Cruz Vermelha, uma grande parceira da gestão, que através de diversas doações, tem beneficiado as famílias Itapipoquenses.

A distribuição será realizada nos CRAS, UBS, nas Comunidades Indígenas, Creches, Escolas, para agentes de segurança pública e comerciantes através da CDL. Cada unidade será responsável pela entrega das máscaras no local e nos seus respectivos bairros.

Essa ação é uma medida importante para a prevenção da disseminação da COVID-19 no município. Em nome de todos os itapipoquenses, a Prefeitura agradece mais essa ação da Cruz Vermelha. Juntos, vamos fazer a diferença na luta contra o Coronavírus!

#Saúde 04/03/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca abre edital para entidades que desejam qualificação como Organização Social de Saúde.

Neste dia 4 de março, a Prefeitura Municipal de Itapipoca por meio da Secretaria de Saúde publicou edital para instituições interessadas em obter a qualificação como Organização Social de Saúde (OSS) para gestão e execução das ações e serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) de Itapipoca, na Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do Município de Itapipoca/CE, tornando-se aptas a celebrarem contrato de gestão com o Município. As instituições que desejarem a qualificação devem entregar o requerimento de qualificação, acompanhado dos documentos exigidos no OSS n° 001/2021, no período de 5 de março de 2021 a 10 de março de 2021, das 08h00min às 17h00min, na Prefeitura Municipal de Itapipoca - Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças, situada à Rua Antônio Oliveira Menezes, SN - Centro, aos cuidados da Comissão Especial de Qualificação como Organizações Sociais.

#Saúde 12/02/2021 SECRETARIA DE SAUDE Carnaval 2021 foi cancelado e as aglomerações devem ser denunciadas.

O Carnaval 2021 foi cancelado para preservar vidas. O Coronavírus ainda está circulando e pensando na saúde daqueles que mais amamos, precisamos ser conscientes e evitar aglomerações.

Caso você tenha conhecimento de qualquer descumprimento ao Decreto Municipal 025/2021 e se viu aglomerações, denuncie! Disque 190 ou mande uma mensagem pelo Whatsapp para o número (88) 99786.5670. Sem folia pela vida!

#Saúde 11/02/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca lança Campanha Sem Folia Pela Vida.

Seguindo as recomendações do Governo do Estado, a Prefeitura de Itapipoca publicou o decreto Nº 025/2021 que trata sobre a suspensão do ponto facultativo no Serviço Público Municipal, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, bem como das comemorações relativas ao carnaval 2021. A festa foi cancelada para preservar vidas.

Além disso, serão implantadas barreiras sanitárias em diversas localidades, destinadas ao controle do fluxo e trânsito de pessoas e veículos, nas vias de acesso às praias, serras e balneários para evitar a proliferação do COVID-19 no município.

Confira o decreto completo no link: https://bityli.com/ZwGuB

Sem folia pela vida!

#Saúde 10/02/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Itapipoca anuncia conquistas para os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias.

Pensando na valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, a Prefeitura Municipal de Itapipoca garante novas conquistas para as categorias com o Projeto de Lei do Piso Salarial e o início da Campanha de Vacinação contra o COVID-19, anunciados pelo Prefeito Felipe Pinheiro, em audiências realizadas nesta quarta-feira (10), ao vivo nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

A vacina será aplicada no Hospital Regional de Itapipoca, do dia 10 de fevereiro, a partir das 14h, até o dia 12 de fevereiro, encerrando às 17h.

O Projeto de Lei do Piso Salarial foi assinado e encaminhado para votação na Câmara Municipal de Itapipoca, com caráter de urgência, tendo como intuito assegurar o recebimento do reajuste do Piso Nacional das duas categorias.

A Prefeitura de Itapipoca sabe da importância dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias para os cuidados com a saúde do município. Por isso, sempre vai estar em busca projetos e ações que valorizem esses profissionais que trabalham diariamente em prol do bem-estar da população.

"Nosso governo é um governo de diálogo e de parceria. Estamos começando essa gestão com grandes desafios, nós recebemos um município com muitos problemas, dificuldades financeiras, uma estrutura física muito debilitada, mas trabalhando juntos vamos conseguir construir uma Itapipoca melhor para todos", destacou o prefeito Felipe Pinheiro.

Confira a lista completa com as conquistas para cada categoria:

Agentes Comunitários de Saúde:

Assinatura do Projeto de Lei que garante o piso salarial para a categoria no município;

Início da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 para a categoria nesta quarta (10), à partir das 14h;

Criação de uma comissão com membros da prefeitura, da câmara e da categoria para discutir o pedido de gratificação de 35% e indenização de 5% para compra de protetor solar;

Tablets e sistemas de trabalho: Comissão da primeira etapa, segunda etapa e o coordenador de TI da Prefeitura para entender os problemas técnicos do sistema utilizado e as necessidades técnicas de novos equipamentos;

Fardamento: Bolsa, tênis, calça, blusa e crachás. Encaminhado com o setor de comunicação da Prefeitura e será construída de forma conjunta com os ACS;

Espaço para reuniões: Será avaliado junto a Secretaria da Chefia de Gabinete junto às ACS, um espaço adequado para garantir as atividades;

Agentes de Combate às Endemias:

Assinatura do Projeto de Lei que garante o Piso Salarial dos Agentes de Combate às Endemias;

Início da Vacinação contra a COVID-19 dos Agentes de Combate às Endemias, tendo início nesta quarta até sexta-feira (12);

Criação de comissão entre a Prefeitura, Câmara e Categoria para discutir sobre horas assuntos relacionados a horas extras, aumento de indenização e outras demandas dos profissionais.

#Saúde 18/01/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeito Felipe Pinheiro visita Hospital Regional e a sede da 6ª Regional de Saúde.

O Prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, esteve visitando nesta segunda-feira (18), o Hospital Regional de Itapipoca para conhecer as instalações e verificar as principais demandas de limpeza e reparo. A gestão municipal está empenhada para melhorar a qualidade da estrutura e do serviço dessa importante Unidade de Saúde.

Na ocasião, estavam presentes a vice-prefeita Dra. Jocélia, o Presidente da Fundação Amadeu Filomeno Silveira Ponte, a Secretária de Saúde Dra. Leila Carla, os Secretários de Infraestrutura Fernando Castro e Vitor Nobre e o Vereador Renan Barroso.

O Prefeito Felipe Pinheiro também esteve na Regional de Saúde para uma reunião com o Coordenador da 6ª CRES - Itapipoca, Mário Couto, que tratou sobre a logística e armazenamento da vacina contra a Covid-19.

O coordenador garantiu que o município está preparado para receber e armazenar com segurança as doses da vacina para que a população possa receber o medicamento.

www.itapipoca.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 06:07:40