VIVA CULTURA CHAMADA PÚBLICA PARA CICLO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS DE ITAPIPOCA

Os territórios do município de Itapipoca tem em seu histórico, um legado consolidado de produção e fruição artística e cultural, com ampla difusão das dimensões Simbólicas e Cidadã da cultura, protagonizadas por grupos, coletivos, organizações sociais, quilombos, comunidade indígena e povos tradicionais. A pandemia de COVID-19, mostrou, de forma trágica, a necessidade de nos atentarmos ao potencial econômico que a cultura desempenha no município. Com a paralização das atividades do Setor Cultural, ficou evidente a urgência de se investir no desenvolvimento sustentável e na economia da cultura, uma vez que o impacto causado pela COVID-19, deixou diversos agentes culturais, artistas e trabalhadores da cultura sem renda e perspectivas de trabalho.

Atentos a esse panorama, e cientes de que precisamos fortalecer a economia da Cultura, a Prefeitura de Itapipoca, através da Secretaria da Cultura, propõe o EDITAL VIVA CULTURA: CHAMADA PÚBLICA PARA CICLO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS DE ITAPIPOCA, como uma ação estratégica de capacitação do setor cultural a partir de ciclos formativos na área de Produção Cultural e Gestão de Projetos que atenderá agentes do campo e da cidade.  

Os agentes culturais de Itapipoca necessitam de um processo formativo que impacte não só o seu modo de fazer ou de sentir a cultura, mas que possa disponibilizar os bens e serviços culturais ao longo de toda a cadeia produtiva de forma eficiente e sustentável. Este Edital vai ao encontro de alguns dos objetivos traçados pela Lei Aldir Blanc, na medida em que visam a manutenção e o desenvolvimento da Economia da Cultura por meio de formações.

É imprescindível fomentar a qualificação dos agentes culturais de Itapipoca para o fortalecimento da economia local e o acesso dos fazedores e fazedoras da cultura às leis de incentivos, projetos e recursos municipais, estaduais, nacionais e privados. Potencializando, cada vez mais, o protagonismo dos profissionais da cultura e arte nos territórios de Itapipoca, e o seu empreendedorismo.

Faz-se necessário potencializar a cultura itapipoquense como setor central para o desenvolvimento econômico, geração de renda e sustentabilidade. A capacitação e a qualificação é um passo importante para essa construção, sem perder de vista as dimensões Simbólica e Cidadã da cultura. 

 
Edital: EDITAL VIVA CULTURA – LEI ALDIR BLANC ITAPIPOCA
 
Anexo:

ANEXO I – Termo de Referencia de Colaboração – Viva Cultura

Anexo II – Declaração de Compromisso e contrapartida

Anexo III – Plano de Trabalho

Anexo IV – Modelo Carta de Anuencia

Anexo V – Formulario de Recurso

Anexo VI – Ações para assebilidade

Anexo VII – Modelo de Declaração de Residencia

ANEXO VIII – Minuta do Termo de Colaboração ESSE

Modeo de Relatório de Execução do Objeto

Modelo de Relatório de pagamento

ANEXO IX – ADENDO MODIFICADOR DE EDITAL

Link de inscrição: Formulário de inscrição. CLIQUE AQUI!!!