A PREFEITURA DE ITAPIPOCA, através da SECRETARIA DA CULTURA vem desde o início do governo, promovendo um amplo processo de implementação do SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA – SMC. Atualizamos a Lei Nº 105/2015 que cria o SMC, com a Lei complementar Nº 044/2021. Articulamos os Fóruns Setoriais da Cultura gerando um amplo processo democrático e participativo que deu origem ao primeiro Conselho Municipal de Política Cultural de Itapipoca – CMPC, que foi eleito e empossado, construindo uma nova perspectiva de gestão pública municipal para o setor.

Estamos chegando numa nova etapa desse caminho, agora com o programa “DIALOGA ITAPIPOCA: FÓRUNS TERRITORIAIS DA CULTURA”.  Os Fóruns Territoriais são uma das instâncias /colegiadas do Conselho Municipal de Política Cultural-CMPC que integra o Sistema Municipal de Cultura-SMC, tendo como competência a formulação e acompanhamento de políticas culturais específicas para os diversos segmentos existentes no campo, na cidade, na aldeia e no quilombo. Esta articulação e audiência do setor cultural nos territórios, possibilita assegurar a integração, funcionalidade e racionalidade do sistema e a coerência das políticas públicas de cultura a serem implementadas.

Convocamos os agentes culturais a se fazerem presentes neste importante processo democrático, participativo e deliberativo, gerando diálogos interculturais, respeitando a diversidade das expressões culturais e promovendo a equidade social e territorial. Nessa caminhada, o grande objetivo é construirmos COLETIVAMENTE o PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, uma instancia importante do SMC que guiará as políticas culturais ao longo dos próximos dez anos.

ESCOLHA O LINK PARA INSCRIÇÃO DE ACORDO COM O TERRITÓRIO QUE VOCÊ FAZ PARTE!