A ação acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto, a partir das 08h, para gatas e dias 31/08, 01 e 02/09, para cadelas, sendo que na quinta-feira (31/08), as cirurgias começarão às 10h, prosseguindo até às 20h. Na sexta-feira (01/09) e no sábado (02/09), as cirurgias terão início às 8h, prosseguindo até às 18h.
Não serão tolerados atrasos. Em caso de falta (não justificada) o agendamento será refeito, se possível, para outro dia.
O Stand do Programa Castração Solidária está localizado ao lado do restaurante Cipozão.
Confira abaixo as principais orientações e cuidados:
Gatas só poderão passar pela cirurgia nos dias das castrações de gatas, bem como as cadelas só poderão ser castradas nos dias reservados para as cadelas, pois o material cirúrgico e os anestésicos são diferentes.
Limite de peso para cadelas: Até 10kg, com tolerância de +5kg. Acima deste peso, não será possível realizar a cirurgia, para maior segurança da própria cadela e para não interferir no fluxo das demais cirurgias.
Algumas raças precisam de entubação para a cirurgia, que não será possível realizar no mutirão de cirurgias, por isto na triagem, serão barradas cadelas das raças: shiht-zu, yorkshire, bulldog, pug, dentre outras que precisam de entubação.
Apenas a pessoa cadastrada no sistema, poderá acompanhar o animal que será castrado e deverá assinar os termos de responsabilidade pré-cirúrgicos.
Não será permitida a presença de mais de uma pessoa por animal e nem a presença de crianças no local de castração.
Animais infestados de pulgas e/ou carrapatos, não poderão se submeter à cirurgia. As cadelas devem ser banhadas um dia antes da cirurgia.
Tanto gatas quanto cadelas devem estar com 8 horas de jejum de comida e 6 horas de jejum de água. O Jejum é obrigatório, para evitar complicações durante a cirurgia.
Quanto ao transporte dos animais, é obrigatório o uso de caixa de transporte, fechada e apropriada para gatas. Com apenas um animal por caixa. Já as cadelas deverão estar usando coleira, guia e focinheira.
Em relação a idade mínima e máxima para castração:
Gatas: 4 meses;
Cadelas: 4 meses ou após o primeiro cio.
Não há idade máxima para castração, mas cadelas acima de 8 anos, devem vir com exames cardiológicos.
A equipe do programa também informa que cadelas no cio ou grávidas não poderão ser castradas, já gatas, mesmo no cio, poderão.
Após a cirurgia, as cadelas e gatas deverão, obrigatoriamente, usar roupa cirúrgica.
Os animais poderão apresentar vômitos e enjôos devido ao efeito dos anestésicos, sendo muito importante, para a saúde do pet, que as orientações dadas após a cirurgia sejam seguidas à risca e o animal seja mantido em repouso, dentro de casa, durante o mínimo de 15 dias.
Os pontos deverão ser retirados após 15 dias.
O comparecimento ao local para o procedimento implica no total conhecimento por parte do tutor ou tutora do pet, sobre as orientações dadas.