Após a última atualização do Mapa de Turismo Brasileiro, realizada pelo Ministério do Turismo, o município de Itapipoca subiu para Ranking B. O Mapa é utilizado pelo Programa de Regionalização do Turismo para orientar a atuação do Governo Federal no desenvolvimento das políticas públicas no país, definindo as áreas que devem ser trabalhadas prioritariamente.
Itapipoca atingiu o Ranking B com 30.191 visitantes domésticos, além de centenas de visitantes internacionais, estabelecimentos de meios de hospedagem registrados no Cadastur, geração de empregos formais e R$ 486.065,00 em arrecadação de Impostos Federais.
A categorização vai do Ranking E ao A, o mais alto. No Ceará, 6 municípios são Ranking A: Aquiraz, Aracati, Caucaia, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte e Fortaleza. No Ranking B, levando em consideração apenas a Região Turística Rota Costa dos Ventos, dos 9 municípios integrantes, apenas 4 são Ranking B: Itapipoca, Amontada, São Gonçalo do Amarante e Trairi.
O Mapa de Turismo Brasileiro divide-se em regiões turísticas e Itapipoca está dentro da Região Turística da Rota Costa dos Ventos, que compõe os nove municípios do litoral oeste do Ceará, começando por Caucaia até Acaraú.
A Categorização dos Municípios leva em conta o desempenho da economia do setor nos municípios e pode servir para otimizar a distribuição de recursos públicos e orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios. A metodologia da categorização avalia a quantidade de estabelecimentos de hospedagem, empregos formais no setor turístico, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de Impostos Federais do setor.
Confira mais informações no relatório em anexo, CLICANDO ABAIXO.