Prefeitura de Itapipoca insere idosos na era da tecnologia

A Prefeitura de Itapipoca, através da Secretaria de Assistência Social Direitos Humanos e Habitação, em parceria com o Instituto Idear está realizando o Projeto Chá Tecnológico e Social, beneficiando dezenas de idosos do município.

A solenidade que marcou o início do trabalho ocorreu na manhã do dia 21 de outubro no auditório da UAB – Pólo Itapipoca e contou com a presença da primeira-dama do município Liziany Medeiros além do corpo técnico da SASDH e dos participantes do projeto, juntamente com integrantes do Instituto Idear.

Na ocasião foram entregues gratuitamente a cada participante um kit contendo um tablet com dez gigabytes de acesso a internet, apostila e blusa do projeto. Em seguida foi ministrada a aula introdutória do curso.

Segundo Wagner Araújo, diretor técnico administrativo do Instituto Idear, o Projeto Chá Tecnológico e Social tem como objetivo principal a inclusão tecnológica da pessoa idosa e o fortalecimento de vínculos por meio do uso de novas tecnologias. “Os idodos aprenderão em suas próprias casas a acessarem os mais diversos aplicativos. Além do equipamento com acesso à internet e da capacitação para o uso, os idosos receberão treinamento para desenvolvimento cognitivo, aulas de canto, ginástica, crochê, culinária, constituição e cidadania”, afirmou.

Na opinião de Paulinha Braga, secretária da SASDH, o Projeto Chá Tecnológico e Social realiza o sonho da independência digital e tecnológica dos idosos do município de Itapipoca que estão inseridos nesta iniciativa.

Representando o prefeito Felipe Pinheiro, primeira-dama Liziany Medeiros participou da entrega dos equipamentos. Afirmou estar imensamente emocionada com esse momento histórico da administração municipal que pela primeira vez contempla os “jovens há mais tempo” de Itapipoca, com o acesso a equipamentos e novas tecnologias de comunicação. “É uma satisfação ver os idosos do nosso município receberem estes equipamentos e a formação adequada para fazerem um bom uso desses recursos. Isso também tem uma grande importância social”, declarou.

A senhora Marilene Sousa Silva, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Itapipoca, afirmou estar muito feliz em ter o privilégio de receber no município esta iniciativa, ainda mais diante do desafio que é a inclusão dos idosos no mundo digital, “este projeto faz com que todos os idosos se sintam no mundo tecnológico, pois somos sabedores da dificuldade que as pessoas da terceira idade tem muitas vezes em lidar com a tecnologia. O Projeto Chá Tecnológico vai proporcionar que nos apropriemos desses saberes.

Já o senhor Aristóteles Salustiano do Nascimento, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapipoca, disse estar muito contente em poder participar do Chá Tecnológico: “Estou gostando bastante, acho que pela primeira vez se valoriza a pessoa idosa, que estava ficando muito isolada na sociedade em que vivemos. Esse curso vai trazer pra nós muitos benefícios”, enfatizou.

Vindo da zona rural, o senhor Raimundo Pires da Mota, residente na comunidade de São Tomé, se disse maravilhado com este novo momento. “Nós, da melhor idade, muitas vezes nos sentimos desconectados do mundo e esse é um momento da gente voltar a se inserir através destes meios de comunicação da sociedade”, enfatizou.

As atividades do Projeto Chá Tecnológico e Social irão até janeiro de 2022.

ASCOM
Prefeitura de Itapipoca