Prefeitura de Itapipoca realiza a campanha Novembro Azul no município

Em sintonia com os objetivos propostos pela campanha Novembro Azul, que chama a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, especialmente o Câncer de Próstata, a prefeitura de Itapipoca, através da secretaria de saúde do município, está realizando uma série de ações visando a conscientização e a realização de exames preventivos e diagnósticos (confira a programação no final do texto).

Neste sentido, uma vasta programação está sendo realizada durante todo o mês de novembro, incluindo palestras educativas, aferição da pressão arterial, agendamento de exames para detecção do Antígeno Prostático Específico (PSA), usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, além de Testes de Hemoglobina Glicada e testes rápidos para detecção de IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis. As atividades estão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde do município, que também estão promovendo “Dia D de ações do Novembro Azul”.

Para o prefeito Felipe Pinheiro, a Campanha do Novembro Azul é uma importante iniciativa para alertar a população de Itapipoca, principalmente a masculina, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Sabemos que se descoberto no início, este tipo de tumor chega a ter mais de 95% de chances de cura. Por isso a administração municipal tem se empenhado tanto, através da secretaria da saúde, no enfrentamento desta doença que no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, é a causa da morte de um homem a cada 38 minutos. A prevenção neste caso também é a melhor estratégia no enfrentamento desta doença”, afirmou.

ASCOM

Prefeitura de Itapipoca