PRORROGADO PRAZO DE INSCRIÇÃO NO I PRÊMIO SOCORRO ANDRADE DE CARNAVAL

A prefeitura de Itapipoca, através da Secretaria da Cultura, por meio da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural – CODAC, comunica que as inscrições para o I PRÊMIO SOCORRO ANDRADE DE CARNAVAL – CHAMADA PÚBLICA DE APOIO AOS GRUPOS CARNAVALESCOS DE ITAPIPOCA estão prorrogadas até o dia 11 de novembro de 2022.

O processo seletivo passará a seguir novo calendário que você pode acessar clicando AQUI.

O edital de chamamento do I Prêmio Socorro Andrade de Carnaval é direcionado aos grupos de maracatu, blocos carnavalescos e escolas de samba com atuação comprovada há pelo menos dois anos no município. A prefeitura de Itapipoca investirá, por meio da secretaria da cultura, um total de R$ 183.000,00 (cento e oitenta e três mil reais), oriundos dos fundos municipais, sendo 60 mil reais para escolas de samba, 45 mil reais para blocos afro e maracatus e 78 mil reais para apoiar blocos de carnaval de rua.

SAIBA MAIS:
O primeiro edital de fomento ao carnaval de Itapipoca homenageia a memória de Maria Socorro Andrade Santos, importante carnavalesca itapipoquense, que dedicou grande parte de sua vida ao carnaval do município. Nascida a 28 de janeiro de 1943, filha de Maria Viana e João de Andrade (o conhecido João Pretinho) que fundou, juntamente com o Sr. João Félix o Maracatu Az de Espada. Socorro herdou do pai a paixão pela arte popular e anos após assumir o grupo de maracatu, fundou a premiada Escola de Samba Vila da Imperatriz, nela desfilou como porta-bandeira, baiana e como destaque. Com o passar do tempo e devido a idade, deixou de desfilar, mas prosseguiu na organização da agremiação carnavalesca, até seu falecimento em 2020, aos 77 anos, no dia de seu aniversário.